O concurso para contratação de professores da rede pública do Paraná não será prorrogado pela Secretaria Estadual de Educação (Seed). O teste foi realizado em 2003 e o prazo para convocação expira no próximo dia 19. Segundo reportagem da Gazeta do Povo desta terça-feira, a notícia foi uma surpresa para o presidente do Sindicato dos Professores do Paraná (APP), José Rodrigues Lemos.
De acordo com a reportagem, em reunião entre o sindicato e o diretor-geral da Seed, Ricardo Bezerra, foi acertado que, a partir da data limite, o edital de convocação seria estendido por mais dois anos. "Essa decisão é pior, já que o estado terá de realizar outro concurso para suprir a demanda", avalia Lemos. Bezerra, por meio de assessoria de imprensa, negou o comprometimento formal para expandir a validade do concurso.
Ao todo, segundo a Seed, 38.692 professores foram aprovados no concurso de 2003. Destes, 16.621 foram chamados logo na seqüência e mais 7.504 foram nomeados em agosto deste ano. Cerca de 15 mil ficaram de fora. Para tentar reverter a situação e nomear estes professores, Lemos agendou uma audiência com o secretário de Educação, Maurício Requião.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”