O governador Beto Richa determinou ontem a liberação de R$ 41,3 milhões para pagar as verbas rescisórias de 32.517 professores e funcionários contratados por Processo Seletivo Simplificado (PSS), não pagos em dezembro do ano passado. Segundo o site da Agência Estadual de Notícias, o dinheiro será depositado hoje na conta dos professores e funcionários.
A Secretaria de Estado da Educação também anunciou que serão chamados 3 mil profissionais aprovados em concurso público em 2007, que tem validade até 2012, e serão contratados 30 mil professores e funcionários por meio de PSS, para atender a demanda do início das aulas, em fevereiro. Até o momento, mais de 250 mil profissionais já se inscreveram para esse processo.
Segundo o secretário de Educação, Flávio Arns, este será o último ano em que o governo recorrerá ao PSS. Ele disse ainda que, mesmo estando fora das medidas anunciadas por Beto Richa para corte de gastos de custeio administrativo de 15%, a secretaria também vai adotar medidas para reduzir gastos. O secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, disse que o pagamento das verbas rescisórias dos professores e funcionários representa cerca de 5% da folha de salários do governo.