Outra opção usual pela qual as crianças também permanecem mais tempo na escola é o contraturno escolar. Em Curitiba, 46 escolas da rede pública que trabalham em turno regular possuem sua sede adaptada para o funcionamento dessas atividades. A principal diferença do contraturno para o ensino em tempo integral está no planejamento e adequação da carga horária.
Enquanto no ensino integral as disciplinas obrigatórias podem ser intercaladas com as matérias diferenciadas no decorrer do dia, no contraturno o aluno pode escolher por realizar ou não determinada atividade nos dias e horários de sua preferência sempre em turno contrário ao regular.
Adaptação
De acordo com a diretora do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Nara Salamunis, além dessas 46 escolas existem cinco unidades desvinculadas que oferecem esse serviço aos estudantes. Há prática de rugby, volêi, futebol, atletismo e aulas de língua estrangeira. Para participar, os pais ou estudantes precisam se dirigir a qualquer uma das sedes que trabalham com esse tipo de ensino, de posse do comprovante de matrícula. A inscrição é gratuita.
Segundo a diretora, o contraturno também pode ser visto como uma possibilidade de adaptação para as crianças da rede pública que acabam de sair dos centros de educação integral que oferecem atividades somente até o 5.º ano e migram para o turno regular. "Assim não há descontinuidade. A participação depende apenas do interesse do próprio aluno e da família", defende.