A temporada da gripe A está prestes a começar e o risco de transmissão do vírus H1N1 nas escolas é grande, pela aglomeração de crianças. Os pequenos são extremamente afetivos e costumam não lembrar de lavar as mãos. Saiba se a escola do seu filho está preparada para o combate à gripe e o que os pais devem ensinar às crianças
Higienização
Faça uma visita à escola do seu filho e certifique-se de que existem dispensers de álcool gel nos banheiros e salas de aula, dispostos na altura em que as crianças possam alcançá-los. O ideal é que as mãos sejam lavadas no mínimo quatro vezes por período. O controle da higienização deve ser feito pela professora.
Isolamento
Pergunte se o professor do seu filho conhece os sintomas da gripe A. Os mais comuns são: tosse, febre, náuseas, vômitos e diarreia. A criança que apresentar qualquer um desses sintomas deve ser imediatamente isolada da turma e levada ao médico. O período de transmissão do vírus pelas crianças é de cerca de 14 dias, o dobro do período de contágio dos adultos. Por isso as crianças são consideradas as principais disseminadoras potenciais da doença.
Ventilação
Esta é uma medida fundamental para evitar a proliferação da gripe A nas escolas. Verifique com o professor se as janelas permanecem abertas durante todo o período de permanência das crianças em sala.
Álcool gel na mochila
Não é recomendável deixar frascos de álcool gel sob a responsabilidade de crianças com menos de 12 anos.
É perigoso colocar o produto na mochila dos filhos, porque é inflamável e pode causar queimaduras. O ideal é que as crianças façam a higiene das mãos sob a supervisão de um adulto.
Fonte: Alceu Pacheco, Presidente da Sociedade Paranaense de Infectologia (SPI).