As habilitações dos cursos de Administração vão acabar. Uma resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada no Diário Oficial desta terça-feira (19), tenta devolver a formação generalista do curso de graduação. Atualmente, existem 240 diferentes habilitações de Administração, que dão ênfase em conhecimentos de Marketing, Comércio Exterior, Recursos Humanos etc.

CARREGANDO :)

As instituições de ensino superior têm no máximo dois anos para mudar os currículos dos seus cursos. Os diplomas dos novos alunos não poderão mais ter as especialidades impressas. Na prática, haverá mais tempo para a formação do administrador.

O presidente da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (Angrad), Mauro Kreuz, explica que a maioria das instituições dava apenas uma "pincelada" nos conteúdos específicos das habilitações no último ano da graduação. "Isso começou a descaracterizar os cursos da área", conta.

Publicidade

A Angrad, juntamente com o Conselho Federal de Administração, foi quem pediu a alteração ao CNE. "Esta medida contribui também para um maior controle na expansão do curso, pois as habilitações permitiam um aumento muito grande no número de vagas", explica Kreuz. Existem hoje cerca de 650 mil estudantes de Administração no Brasil, dos quais cerca de 100 mil estudam em cursos com habilitações.

Para o diretor executivo das Faculdades Integradas do Brasil (Unibrasil), Alessandro Kinal, a medida é bem-vinda. "O curso tem que ter uma formação mais generalista. Quando os cursos focam as especialidades acabam ficando de lado outras competências necessárias. O estudante fica sem o básico", define.

Outro problema apontado por Kinal - que por sinal é administrador - é a falsa idéia que as habilitações passam aos estudantes. "As pessoas vêem o curso de Administração-Marketing e acham que vão estudar publicidade e virar marqueteiros, mas depois descobrem que não é bem assim. Além disso, é muito cedo para alguém de 17 ou 18 anos – que é a idade da maior parte dos nossos alunos – decidir qual especialidade ou carreira seguir", explica.

A Unibrasil pretende fazer ajustes no currículo do curso neste semestre para começar 2006 já adaptada às novas regras. Os novos estudantes vão se formar como Bacharéis em Administração. O caminho para quem quiser se especializar será um curso de pós-graduação.