Três dos sete cursos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), segundo a assessoria de imprensa de instituição, tiveram nota máxima (5). Os outros quatro receberam a nota 4. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (3), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Os cursos com nota máxima foram os de Enfermagem, Medicina e Odontologia. Os outros com nota 4 foram Agronomia (Maringá), Zootecnia, Educação Física e Farmácia. Além deles, os de Agronomia e Medicina Veterinária, do campus de Umuarama, foram avaliados, mas ficaram sem conceito porque são novos e ainda não têm formandos.
O Enade substituiu o Provão, que foi realizado de 1996 a 2003. As provas do primeiro Enade foram aplicadas em novembro do ano passado. Todos os alunos ingressantes e concluintes dos cursos foram cadastrados pelas universidades, mas o Inep selecionou uma parcela de cada um. Participaram 56 alunos ingressantes e 46 concluintes do curso de Agronomia, 78 ingressantes e 48 concluintes de Zootecnia, 69 ingressantes e 66 de Educação Física, 33 ingressantes e 33 concluintes de Enfermagem, 61 ingressantes e 55 concluintes de Farmácia, 31 ingressantes e 24 concluintes de Medicina e 31 ingressantes e 20 concluintes de Odontologia. Também passaram pelo exame 36 ingressantes de Agronomia de Umuarama e 27 ingressantes de Medicina Veterinária.
O segundo Enade será realizado no dia 6 de novembro. Participarão todos os cursos da UEM, exceto os do Centro de Ciências Sociais Aplicadas.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura