Alunos da rede municipal de ensino do município de Barra Mansa, no sul fluminense, estão sendo obrigados a rezar a oração do Pai Nosso antes de entrar em sala de aula.
A determinação do secretário municipal de Educação, Vantoil de Souza Junior, entrou em vigor no último dia 4, conforme a ordem de serviço publicada dois dias antes.
O documento estabelece que todas as unidades escolares da rede pública municipal devem organizar os alunos em fila indiana, "em posição respeitosa", para entoar a cada dia da semana um hino predeterminado (Nacional, da Bandeira ou da Independência), seguido da Oração do Pai Nosso.
A entoação dos hinos e a oração são obrigatórias a todos os turnos, inclusive o da noite, antes que os estudantes sejam conduzidos à sala de aula. Na ordem de serviço, a Secretaria de Educação argumenta que o Pai Nosso é uma oração "universal" e por isso "aceita pela maioria das manifestações religiosas".
Os alunos, entretanto, não são obrigados a participar da oração. Caso haja um pedido por escrito dos pais, eles podem ser liberados da atividade. Esses estudantes serão colocados em uma fila separada e levados para a sala de aula após a entoação do hino.
A reportagem tentou contato com a Secretaria Municipal de Educação de Barra Mansa, mas devido ao feriado nacional não conseguiu localizar um representante da prefeitura.
Banco do PCC movimentou R$ 8 bilhões para financiar políticos e crime organizado
Bolsonaro se lança candidato e põe Michelle na disputa de 2026; assista ao Sem Rodeios
Venezuela acusa Brasil de “ingerência e grosseria” e convoca seu embaixador em Brasília
Moraes nega adiamento de audiência de réu do 8/1 com quadro psiquiátrico grave
Deixe sua opinião