• Carregando...

As eleições anuais para a presidência da União Nacional dos Estudantes (UNE) ocorrem neste domingo (03), no encerramento do 49° Congresso da entidade –encontro conhecido como Conune. Três candidatos disputam a liderança da entidade: o atual presidente, Gustavo Petta (filiado à União da Juventude Socialista), Maurício Piccin (integrante do grupo Reconquistar) e Antônio David (componente da aliança Contraponto).

Gustavo Petta, estudante de jornalismo da PUC de Campinas, tenta a oitava vitória da sua coligação. Ele conta que pretende manter a estratégia adotada em seu atual mandato, que define como "um apoio crítico ao governo do presidente Lula". Petta afirma que lutará pela reforma universitária. Mas ressalta que é "contrário à política macroeconômica do governo".

Já Maurício Piccin, estudante de Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria é o único representante da região Sul a disputar a presidência da União. Piccin tem o apoio do atual vice-presidente da UNE, Rafael Pops, da Universidade de Brasília. A chapa reúne o maior número de diretórios que fazem oposição à atual direção. Segundo Piccin, os eixos de seu mandato seriam: autonomia da entidade frente ao governo Lula; democratização interna; e crítica à reforma universitária proposta pelo ministério da Educação, "porque uma reforma feita pelos conservadores não pode representar avanços para a inclusão social", justifica.

O estudante de filosofia na Universidade de São Paulo (USP), Antônio David, avalia que o papel de seu curso e dos estudantes na reflexão da atualidade do país. "O movimento estudantil de filosofia está mais do que atrasado na discussão sobre a realidade em que vivemos. Sobretudo, na formulação e na capacidade de influenciar as decisões. Percorrer o tempo perdido é mais do que urgente", diz.

A votação só poderá ser feita por delegados eleitos por estudantes das diversas faculdades e universidades do país. Pelos critérios, um grupo de dois mil alunos pode eleger um delegado para votar as decisões da entidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]