As eleições anuais para a presidência da União Nacional dos Estudantes (UNE) ocorrem neste domingo (03), no encerramento do 49° Congresso da entidade encontro conhecido como Conune. Três candidatos disputam a liderança da entidade: o atual presidente, Gustavo Petta (filiado à União da Juventude Socialista), Maurício Piccin (integrante do grupo Reconquistar) e Antônio David (componente da aliança Contraponto).
Gustavo Petta, estudante de jornalismo da PUC de Campinas, tenta a oitava vitória da sua coligação. Ele conta que pretende manter a estratégia adotada em seu atual mandato, que define como "um apoio crítico ao governo do presidente Lula". Petta afirma que lutará pela reforma universitária. Mas ressalta que é "contrário à política macroeconômica do governo".
Já Maurício Piccin, estudante de Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria é o único representante da região Sul a disputar a presidência da União. Piccin tem o apoio do atual vice-presidente da UNE, Rafael Pops, da Universidade de Brasília. A chapa reúne o maior número de diretórios que fazem oposição à atual direção. Segundo Piccin, os eixos de seu mandato seriam: autonomia da entidade frente ao governo Lula; democratização interna; e crítica à reforma universitária proposta pelo ministério da Educação, "porque uma reforma feita pelos conservadores não pode representar avanços para a inclusão social", justifica.
O estudante de filosofia na Universidade de São Paulo (USP), Antônio David, avalia que o papel de seu curso e dos estudantes na reflexão da atualidade do país. "O movimento estudantil de filosofia está mais do que atrasado na discussão sobre a realidade em que vivemos. Sobretudo, na formulação e na capacidade de influenciar as decisões. Percorrer o tempo perdido é mais do que urgente", diz.
A votação só poderá ser feita por delegados eleitos por estudantes das diversas faculdades e universidades do país. Pelos critérios, um grupo de dois mil alunos pode eleger um delegado para votar as decisões da entidade.
Lula arranca uma surpreendente concessão dos militares
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Lista de indiciados da PF: Bolsonaro e Braga Netto nas mãos de Alexandre de Moraes; acompanhe o Sem Rodeios
Lula diz que “agradece” por estar vivo após suposta tentativa de envenenamento
Deixe sua opinião