Ao repercutir o balanço do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) que mostra que desde 1980 as paralisações nas federais somam 978 dias, o deputado Ivan Valente (PSOL-SP) disse que os movimentos grevistas ocorrem graças ao sucateamento e às precárias de condições de trabalho impostas aos docentes pela falta de investimentos do governo federal. Segundo ele, o governo deve parar de priorizar o pagamento de juros e o arrocho fiscal e investir nas universidades públicas.
- A solução para o fim da greve é tirar dinheiro do superávit fiscal e colocar nas universidades. Só de juros pagamos anualmente R$ 183 bilhões e para resolver o problema da greve seriam necessários apenas R$ 100 milhões.
Valente lembra que em 2001 o Congresso Nacional aprovou o Plano Nacional de Educação obrigando o governo a gastar 7% do Produto Interno Bruto em educação. O então presidente, Fernando Henrique Cardoso, vetou esse artigo da lei e até hoje o veto não foi derrubado. Atualmente, diz o deputado, o Brasil gasta entre 4,1% e 4,2% do PIB em educação.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Deixe sua opinião