Uma pergunta muito freqüente nas salas de aula é: onde vou aplicar essa matéria no meu dia-a-dia? Dúvida recorrente para quem estuda Geometria, mas que não deveria ser assim. O professor Rafael Benito diz que a disciplina está mais presente no cotidiano das pessoas do que elas imaginam.
Segundo ele, usando os conceitos de Geometria pode-se aproveitar melhor os espaços na disposição dos móveis em casa ou na arrumação de mercadorias dentro de um contêiner. Ao cortar tecidos é possível diminuir os desperdícios calculando a área que será utilizada do total de pano.
Mas para fazer isso de forma automática é preciso ter domínio da matéria. Para Benito, uma das principais dicas é montar as figuras geométricas, na prática, com o auxílio de cartolinas e outros materiais. "O aluno passa a enxergar os ângulos e as medidas em três dimensões, e não apenas no plano do papel". Isso melhorará o entendimento da disciplina, mas não é o único fator.
O professor também afirma que só se compreende Geometria tendo uma base teórica qualificada. O que estaria relacionado diretamente à quantidade de aulas. "No Brasil temos apenas três horas/aula semanais de Matemática. Precisaria ser, pelo menos, o dobro", afirma.