Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Editorial

Dica de mestre

“O mais importante é trazer o que está escrito nos livros para a realidade. A Geometria está presente no nosso dia-a-dia. É preciso que o aluno saiba aplicar 
o que aprende em sala de aula no seu cotidiano. Quando ele conseguir perceber isso e entender 
que a teoria é apenas a explicação do que lhe ocorre na prática, já teremos meio caminho andado.”

Rafael Carlos Velez Benito, professor de Matemática do ensino médio, técnico e das engenharias da Universidade Tecnológica Federal do Paraná  (UTFPR). | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
“O mais importante é trazer o que está escrito nos livros para a realidade. A Geometria está presente no nosso dia-a-dia. É preciso que o aluno saiba aplicar o que aprende em sala de aula no seu cotidiano. Quando ele conseguir perceber isso e entender que a teoria é apenas a explicação do que lhe ocorre na prática, já teremos meio caminho andado.” Rafael Carlos Velez Benito, professor de Matemática do ensino médio, técnico e das engenharias da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). (Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo)

Uma pergunta muito freqüente nas salas de aula é: onde vou aplicar essa matéria no meu dia-a-dia? Dúvida recorrente para quem estuda Geometria, mas que não deveria ser assim. O professor Rafael Benito diz que a disciplina está mais presente no cotidiano das pessoas do que elas imaginam.

Segundo ele, usando os conceitos de Geometria pode-se aproveitar melhor os espaços na disposição dos móveis em casa ou na arrumação de mercadorias dentro de um contêiner. Ao cortar tecidos é possível diminuir os desperdícios calculando a área que será utilizada do total de pano.

Mas para fazer isso de forma automática é preciso ter domínio da matéria. Para Benito, uma das principais dicas é montar as figuras geométricas, na prática, com o auxílio de cartolinas e outros materiais. "O aluno passa a enxergar os ângulos e as medidas em três dimensões, e não apenas no plano do papel". Isso melhorará o entendimento da disciplina, mas não é o único fator.

O professor também afirma que só se compreende Geometria tendo uma base teórica qualificada. O que estaria relacionado diretamente à quantidade de aulas. "No Brasil temos apenas três horas/aula semanais de Matemática. Precisaria ser, pelo menos, o dobro", afirma.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.