Esqueça as apostilas recheadas de fórmulas, leis e princípios como única fonte para aprender Física. Uma das disciplinas mais temidas pelos estudantes de ensino médio, ela pode ficar mais interessante (e fácil) quando aproximada às situações do dia-a-dia. Os cálculos fazem parte das aulas, mas antes de sair decorando todas as fórmulas é importante aprender a deduzi-las. Como? Entendendo que uma fórmula existe a partir de um fenômeno. "Atividades experimentais ajudam o aluno a vivenciar os fatos referidos nos textos e exercícios, facilitando a retenção do conhecimento", defende o professor de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Durval Martins Teixeira Filho.
Para Teixeira, as aulas têm de incluir história, teoria e experimentação, pois a maioria dos alunos considera a manipulação de materiais mais interessante do que a resolução de exercícios. De acordo com o professor, os estudantes que não dispõem de laboratórios onde é possível simular fenômenos de mecânica, termologia, óptica e eletricidade, podem vivenciar o aprendizado de Física em casa, observando um carro, ou mesmo andando de bicicleta. "No ato de pedalar é possível analisar muitos fenômenos mecânicos que envolvem a lei da dinâmica", diz o professor.
Segundo Teixeira, o entendimento prático da Física faz com que os alunos deixem de tratar a escola como um mundo isolado e percebam que a disciplina faz parte de situações cotidianas. "Um aluno que aplica conceitos do estudo da eletricidade para economizar energia em casa, não só aprendeu a matéria, como vai lembrar dela para sempre", analisa o professor.