Os novos diretores das escolas públicas estaduais de todo Paraná serão escolhidos em consulta à comunidade escolar nesta quinta-feira (20). A eleição estava marcada inicialmente para sexta (21), mas foi antecipada para que os alunos do EJA Educação de Jovens e Adultos pudessem participar, visto que eles não têm aulas nas sextas.
A votação vai mobilizar mais de 2,3 milhões de pessoas entre pais, alunos, funcionários e professores. A eleição ocorre das 8h às 22h e as aulas acontecem normalmente. Cerca de 52 mil pessoas vão trabalhar diretamente no processo entre candidatos, fiscais, mesários, escrutinadores, membros das comissões eleitorais dos núcleos regionais de educação e das escolas e representantes da assessoria jurídica da Secretaria da Educação, que coordena o processo. São aproximadamente cinco mil candidatos.
Os diretores são escolhidos para um mandato de três anos e podem ser reconduzidos por mais duas vezes consecutivas ao cargo. Estão aptos a votar os professores, os professores pedagogos e os funcionários; Os responsáveis pelos alunos menores de 16 anos não votantes e os alunos matriculados no ensino médio e educação profissional, independente da idade. Os alunos do ensino fundamental com 16 anos completos até a data da consulta, também votam.
O voto é paritário e proporcional à quantidade de votos válidos em cada categoria. O quorum mínimo para validar o processo é de 35% dos constantes na lista de aptos a votar. Logo após o final da votação, será feita a apuração e a divulgação do resultado. Os eleitos tomarão posse no dia 1º de janeiro de 2009.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião