Domingo (18) é o último dia para as instituições de ensino superior públicas e privadas inscreverem os alunos no Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2005. Estima-se que cerca de 480 mil alunos farão as provas que serão aplicadas no dia 6 de novembro em 1.011 municípios.
A prova tem questões discursivas e de múltipla escolha, com matérias comuns a todos os alunos, e de conhecimentos específicos de cada curso. O exame será aplicado a alunos que estão no fim do primeiro ano de graduação e os que até o início de agosto tinham concluído entre 7% e 22% da carga horária mínima do curso. Além desses, os que até a mesma data tiverem cumprido 80% do curso também participam.
Serão avaliados alunos de 8.163 cursos das áreas de arquitetura e urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharia (oito grupos), filosofia, física, química, geografia, história, letras, matemática e pedagogia. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) seleciona uma amostragem de alunos inscritos que precisam fazer o exame para obter o diploma de conclusão do curso.
O Inep estabeleceu um calendário que será seguido por todos os envolvidos: até 18 de setembro, as instituições de ensino superior devem cadastrar os estudantes no Inep; até 9 de outubro, o Inep divulga a lista dos selecionados que farão as provas; e até 28 de outubro, divulga os locais das provas. Mais informações podem ser obtidas no endereço www.inep.gov.br/superior/enade.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”