Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pesquisa

Dormir menos afeta desempenho escolar, diz estudo

Uma boa noite de sono é fundamental para ter sucesso na jornada de estudos do dia seguinte, afirma o cronobiologista americano Gahan Fallone, do Forest Institute of Professional Psychology de Springfield. Ele acaba de concluir uma pesquisa com 74 crianças entre 6 e 12 anos, que foram observadas durante três semanas.

Ao fim do estudo, o pesquisador confirmou a recomendação de especialistas de que crianças de até 6 anos durmam 12 horas por noite, além de um cochilo à tarde. Desta idade até os 13 anos, o período pode diminuir para nove horas diárias. E, a partir da adolescência, já são suficientes de sete horas e meia a oito horas.

Durante a pesquisa, professores avaliaram detalhadamente o desempenho dos estudantes, levando em conta o grau de atenção e de memorização das informações recebidas. Na primeira semana de avaliação, as crianças dormiram e acordaram no horário em que já estavam habituadas, sem fazer qualquer mudança. Na segunda semana, dormiram mais cedo e, na terceira, mais tarde, sempre acordando na hora certa para ir à escola.

Os pesquisadores concluíram que os piores resultados aconteceram na semana em que os estudantes dormiram menos. Segundo o professor Fallone, esta é uma constatação inquietante. Ele lembra que a tendência é que as crianças durmam cada vez mais tarde devido aos apelos tecnológicos da TV e de outros atrativos. E sugere aos pais que estipulem um horário certo para as crianças irem para a cama cedo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.