A integração entre a comunicação e a educação, recentemente chamada de Educomunicação, foi o tema da palestra da pós-doutora em Comunicação Rosa Maria Dalla Costa, proferida na quinta-feira passada, aos 26 participantes do curso Ler e Pensar de Extensão, Comunicação e Práticas de Ensino, no auditório da Gazeta do Povo.
A professora ressaltou que a Educomunicação é um conceito na área acadêmica e que a Universidade de São Paulo (USP) inicia neste ano o primeiro curso de graduação em Educomunicação no país. "Há rivalidade entre os campos de educação e comunicação. Há alguns que percebem a necessidade de interface", afirmou.
Rosa Maria, que também é professora de graduação de Comunicação Social e do mestrado em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ressaltou a importância de se falar dos meios de comunicação na escola principalmente na formação de cidadãos mais críticos.
As palestras com especialistas integram o curso Ler e Pensar de Extensão, Comunicação e Práticas de Ensino, que reúne 26 profissionais de Pedagogia ou diferentes licenciaturas graduados desde o ano de 2008. Os participantes são responsáveis pela produção do Boletim de Leitura Orientada (BOLO), publicação direcionada às escolas participantes do projeto Ler e Pensar, do Instituto RPC.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião