O dia está sendo movimento na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Além das eleições para a escolha do novo reitor, o deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) resolveu denunciar ao Ministério de Educação irregularidades entre a universidade e o Instituto Tecnológico de Desenvolvimento Educacional (ITDE).
Baseado em uma denúncia feita por professores ao Ministério Público Federal (MP), o deputado alega que o ITDE não estaria apto a prestar os serviços de ensino a distância realizados pela Escola Técnica da UFPR. Outra denúncia seria que as duas instituições estariam cobrando mensalidade por cursos pré-pago. O que, segundo o deputado, geraria um conflito de interesses.
O diretor da Escola Técnica, professor Alípio Leal, afirmou que as acusações do deputado são puro "factóide" com objetivo de interferir nas eleições da universidade. Para o diretor, Dr. Rosinha também estaria "desinformado".
De acordo com Leal, a Escola Técnica possui quatro cursos de ensino à distância, um deles seria o pré-vestibular. Em nenhum deles, ainda segundo o professor, há pagamento de mensalidades. O único valor cobrado dos alunos seria o material didático e, ainda assim, de forma facultativa.
A intenção de Dr. Rosinha é que o Ministério da Educação abre uma auditoria e investigue a parceria. Porém, Leal afirma que a universidade já possui órgãos internos responsáveis para auditar a instituição.