Muitas vezes, terminar um livro pode ser um desafio. Mas um exemplar de apenas cinco páginas promete tornar essa tarefa a menor das dificuldades. Com um projeto de execução lançado em uma plataforma de crowdfunding, o Codex Silenda é um ‘livro quebra-cabeça’ cujas páginas só podem ser viradas a partir da resolução de enigmas.
VÍDEO: Apresentação do Codex Silenda
De madeira, cortado a laser e montado manualmente, o Codex foi elaborado pelo designer industrial americano Brady Whitney com o intuito de diversificar o mercado de quebra-cabeças. De acordo com declaração no site Kickstarter, no qual a proposta de arrecadação financeira foi colocada, “atualmente existem puzzles baratos e muito simples ou mais elaborados e extremamente caros”. O Codex promete entrar entre essas duas categorias e se firmar como um produto que gere interesse duradouro.
Para tornar a experiência instigante, Whitney incluiu nas páginas uma história metalinguística. Na narrativa, um aprendiz da oficina de Leonardo Da Vinci se depara com um Codex, que havia sido preparado como uma armadilha para capturar espiões. E a única maneira de escapar é resolvendo os quebra-cabeças.
A primeira página do livro, chamada de Mechanical Iris, representa um portal que puxa o aprendiz da história depois que ele tenta abrir o Codex.
Em Rotating Maze, o enigma da segunda página, deve-se passar por um labirinto para liberar o próximo desafio.
Como terceiro desafio, o leitor encontrará a Geneva Gears, que contém inúmeras engrenagens por baixo de uma superfície com veios. Nessa etapa, o desafiado deverá ordenar as engrenagens de maneira específica para que a página seja desbloqueada.
A quarta página é chamada de Paradox Sliders, e possui 14 barras escorregadias que deverão ser alinhadas com ilustrações em uma determinada posição e ordem.
O quinto e último enigma do livro é o Cryptex Lock, um quebra-cabeça que propõe a descoberta de um código de quatro dígitos, usando as mesmas ilustrações dos desafios anteriores.
Contando apenas com um protótipo do Codex, o projeto tinha o intuito inicial de arrecadar 200 mil dólares para a compra de uma máquina de corte a laser, meta já atingida. O equipamento é o responsável por otimizar os processos de corte em larga escala e alavancar a produção dos livros. Para adquirir um exemplar do livro é necessário entrar em uma lista de espera.
Veja o vídeo de apresentação do Codex Silenda:
Colaborou: Cecília Tümler
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião