O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou nesta quinta-feira (5) uma nota de protesto contra a ocupação da Reitoria feita por cerca de cem alunos na última terça-feira (3). No texto, o DCE considera o ato antidemocrático e precipitado que banaliza "o instrumento de ocupação dos espaços públicos".
"Estamos cientes das conquistas alcançadas por elas [as ocupações]. Porém, interpretamos a ocupação ocorrida no dia 03/07 como um ato antidemocrático e precipitado", diz a nota. A decisão de ocupar a Reitoria, continua o texto, "foi tomada às pressas, sem uma consulta efetiva aos estudantes" e o grupo responsável por ele "tem agido e tomado decisões de maneira opressora, sem considerar a opinião dos representantes do DCE ou qualquer outra".
Segundo o DCE, "posto que a gestão administrativa da universidade não havia se recusado a negociar antes desta ocupação, compreendemos que os estudantes que impulsionaram este ato o fizeram com intuito de reforçar a banalização do instrumento de ocupação dos espaços públicos, levando o movimento estudantil a um afastamento da sociedade e acabando por desmobilizar os próprios estudantes".
A ocupação, para o DCE, "exalta o individualismo, o corporativismo e a desmobilização da maioria dos estudantes para a luta".
De acordo com o DCE, foram vários os motivos que levaram à publicação da nota. "Em primeiro lugar, alguns meios de comunicação e representantes da sociedade começaram a vincular o ato ao DCE, o que é um grande equívoco", afirmou Bruno Lopes, um dos coordenadores do diretório.
Depois, como as negociações com a universidade já estavam avançadas, muitos universitários veem na motivação do ato outros interesses, que não os estudantis. Além disso, a nota tem o objetivo de esclarecer os alunos que estão longe da universidade. "Como estamos em um período turbulento, greve e período de férias, temos poucos estudantes na instituição e é preciso deixá-los informados", acrescentou Bruno.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas