A OpenAI, empresa criadora do Chat GPT, lançou uma ferramenta que busca identificar se um texto foi escrito por inteligência artificial ou não. O Chat GPT – sistema de inteligência artificial que gera textos em diversas línguas, inclusive o português, sugere códigos de programação e resolve problemas matemáticos – gerou um debate sobre seu impacto no processo de ensino.
Essa ferramenta simula, por exemplo, uma conversa com um humano e gera respostas específicas mesmo que as perguntas sejam mais abstratas. Ou seja, o conteúdo pode ser personalizado e é facilmente acessível. O debate em torno do sistema é que os estudantes podem utilizar o robô para fazer trabalhos escolares, por exemplo.
Por conta desses impactos na educação, a OpenAI lançou o recurso chamado “Classificador”, que indica a probabilidade de um conteúdo, com no mínimo mil caracteres, ter sido criado por um robô ou um humano. Contudo, a própria ferramenta apontou algumas fragilidades no sistema.
O Classificador não é 100% preciso e pode classificar erroneamente um texto como tendo sido feito por inteligência artificial. Um texto gerado por robôs também pode ser editado facilmente para evitar o Classificador. Além disso, a ferramenta pode errar caso o texto seja escrito por crianças e que não esteja em inglês, pois o sistema foi treinado por conteúdos escritos por adultos em inglês.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia