O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) vai avaliar neste ano os cursos das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Engenharia, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química. A previsão é de que a prova seja realizada no dia 19 de junho, em 1.011 municípios, para 8.163 cursos. O exame terá a participação de, aproximadamente, 486 mil estudantes: 280 mil ingressantes e 206 mil concluintes.

CARREGANDO :)

No ano passado, o exame foi realizado em 7 de novembro e teve uma participação de 90,16% do total de 155.654 estudantes inscritos. Desses, 95.766 eram ingressantes e 59.888 concluintes. Participaram ainda 918 estudantes voluntários. O exame ocorreu em 644 locais de prova em 361 municípios. Foram avaliados 2.187 cursos de graduação de 13 áreas do conhecimento. As áreas avaliadas pelo Enade em 2004 foram: Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia.

O Enade faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que engloba, ainda, uma avaliação dos cursos e das instituições. As provas do ano passado tiveram 10 questões de avaliação da formação geral, comum aos cursos de todas as áreas, e 30 questões específicas para cada área. Nas duas partes, as questões foram discursivas e de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.

Publicidade

Resultados

O resultado individual de cada estudante estará disponível na internet em março. O boletim do graduando é sigiloso e compara a média individual com a nacional, da região, do estado e da instituição. Também será feito um Relatório Geral com todos os resultados do desempenho de ingressantes e concluintes, por área do conhecimento, por instituição, por região, por dependência administrativa e outros, assim como um Resumo Técnico com análises específicas do significado destes resultados. O Resumo Técnico apresentará, além dos resultados do desempenho das áreas, uma análise dos resultados dos questionários respondidos pelos estudantes e coordenadores de cursos.