Professores, diretores e demais profissionais de 44 estabelecimentos de ensino estão reunidos, em Curitiba, durante essa semana para debater sobre a inclusão de alunos com deficiências nas escolas. O evento, organizado pelo Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe), pretende responder aos questionários dos profissionais envolvidos e reafirmar a importância do envolvimento da escola para auxiliar as crianças e jovens.
Segundo Esther Cristina Pereira, vice-presidente do Sinepe, o fórum pretende conversar sobre a obrigatoriedade do ensino aos portadores de deficiência, esclarecendo possíveis dúvidas para um melhor treinamento dos profissionais responsáveis pelo ensino. "Foi uma forma de apoio que o Sindicato encontrou, porque as escolas tendem a fugir de sua responsabilidade nesse tema. E muitas ainda não estão preparadas para receber esses estudantes", diz ela.
Outros pontos a serem debatidos durante a semana são que os professores apresentam boa qualidade de ensino, mas não sabem como agir quando se deparam com alunos com dificuldades. Também que a escola regular serve para socialização das crianças e jovens, mas elas devem também freqüentar o contraturno no ensino especial, pois terão problemas para acompanhar os demais colegas.
Serviço
Apesar de o fórum estar em andamento, os interessados ainda podem se inscrever para acompanhar as palestras dos próximos dias ao custo de R$ 50. Nesta quarta (29), Marcos Meier discute a "Síndrome da Privação Cultural"; O tema d quinta-feira (30) é a "Fonoaudiologia e Educação Inclusiva sob o viés das políticas públicas", com apresentação de Lênia Luz Nogueira; Na sexta-feira (31), Eliana Abdala trata das "Dificuldades de Aprendizagem e Inclusão Um Olhar Sistêmico". Para participar do evento, basta se dirigir ao Sinepe (Rua Guararapes, 2028). Mais informações pelo telefone: 3078-6933.
Deixe sua opinião