O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) divulgou no fim da tarde desta segunda-feira (06), que registrou, até agora, 1.358.000 inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2005.
O número refere-se aos egressos do Ensino Médio, inscritos nas agências dos Correios (1,3 milhão) e pela Internet (58 mil). As inscrições dos estudantes que estão cursando esta modalidade de ensino ainda não foram computadas. Apesar de parciais, os números mostram o aumento expressivo de inscrições em 2005.
Em 2004, 1,5 milhão de estudantes se inscreveram. Este ano, o total deve chegar a quatro milhões. Em anos anteriores, foi registrada uma média de 200 mil inscrições pelos Correios e cerca de 13 mil pela Internet.
O presidente do Inep, Eliezer Pacheco, atribui o aumento do número de inscritos à obrigatoriedade do exame para candidatos ao Programa Universidade para Todos (ProUni). "Este ano deve haver um aumento considerável no número de participantes justamente pela chance que o estudante tem de concorrer a uma das 115 mil bolsas de nível superior", explica.
Em função do crescente interesse, o Inep aumentou o número de municípios em que prova será aplicada (de 608 em 2004 para 727, distribuídos pelas 27 unidades da Federação). O Enem 2005 será realizado no dia 28 de agosto.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”