A coordenação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) afirmou nesta terça-feira que nenhuma questão da prova de 63 questões - aplicada no último domingo - será anulada.

CARREGANDO :)

- Mesmo se algum cursinho pedir ou o relatório da Cesgranrio (instituição de ensino que aplicou o exame em todo o país) apontar falhas vamos anular qualquer que seja a questão - disse Dorivan Ferreira, coordenador do Enem.

Ferreira explicou que o Enem se preocupa em avaliar cinco competências do aluno que cursa ou está concluindo o ensino médio: o domínio da linguagem, a compreensão de fenômenos da natureza, a capacidade de enfrentar problemas, a formulação de questões e a argumentação e a elaboração de propostas.

Publicidade

- É uma prova que o estudante precisa raciocinar para responder. Ela não tem pegadinha e é uma avaliação sem competição, pois serve apenas para a avaliação do aluno. Por isso não cabe anulação - disse Ferreira.

O Enem é realizado desde 1998 pela mesma equipe de professores e nunca nenhuma questão foi anulada. Professores dos cursinhos da Poli, Anglo, Objetivo e Etapa apontaram erro em cinco questões.

O estudante André Gomes Mendonça, de 17 anos, disse que percebeu erro nas legendas dos gráficos na questão 49, de biologia, na prova amarela.

- Onde está escrito 'mosquitos expostos' eu tenho certeza de que o correto era 'mosquitos não expostos'. Não levei isso em consideração e acertei a resposta com raciocínio. O problema não me atrapalhou.

Professores do Anglo afirmaram que as legendas dos dois gráficos da questão 49 foram trocadas.

Publicidade

- Por isso eu acho que ela deve ser anulada, pois fez muita gente perder tempo - disse a estudante Vanessa Dalben, de 22 anos.

A coordenação do Enem afirmou que deve sair hoje o balanço com o número de estudantes que fizeram a prova, além da divulgação de dados do relatório avaliado pela Cesgranrio.