Os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que ainda não receberam o cartão de confirmação podem realizar o exame neste domingo normalmente. Eles não serão barrados, já que o documento está chegando com atraso devido à greve dos Correios. Mas é necessário apresentar uma identidade com foto (RG, passaporte, carteira de motorista ou carteira de trabalho). A prova será realizada das 13h às 18h (horário de Brasília), em todo o país, por quase três milhões de pessoas. O aviso dado aos participantes é que cheguem com uma hora de antecedência.
Para saber o local da prova e o número de inscrição, basta acessar os seguintes sites: www.enem.inep.gov.br , www.correios.com.br/enem2005/default.cfm ou www.mec.gov.br. Alguns estudantes tiveram dificuldade de entrar no endereço eletrônico do Inep. Por isso, a instituição aumentou a capacidade de 2 mil acessos por segundo para 60 mil.
As informações também podem ser obtidas pelo telefone 0800-616161, de 8h a meia-noite até sábado. No domingo, o atendimento será das 8h às 13h. Muitos estudantes tiveram dificuldade em tirar suas dúvidas pelo número. O Diário de S. Paulo tentou contato das 9h às 17h de quarta-feira, mas quando o local de prova do Enem era solicitado, uma gravação pedia para ligar mais tarde. Anderson Dias Fernandes, 25 anos, também não conseguiu.
- Estou tentando desde segunda-feira. Está sempre ocupado. Tentei nos horários indicados por eles (entre 8h e 10h e 17h e 20h) como os menos congestionados, mas não consegui - afirmou Fernandes.
Outra opção é ligar diretamente para os telefones da Coordenação Nacional do Enem: (61) 2104-8203, 2104-9044 ou 2104-9046.
O questionário socioeconômico deve ser levado preenchido no dia da prova. Quem não recebeu a tempo pode entregá-lo até 10 de outubro em qualquer agência dos Correios.
Esta é a oitava edição do Enem, realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Somente a partir de quatro horas do início do exame, os participantes poderão levar o caderno de questões.
A partir de 16 de novembro, os participantes receberão o Boletim Individual de Resultados. As notas individuais do não serão divulgadas ao público. Entretanto, as instituições interessadas nesses resultados (estabelecimentos de ensino pós-médio e superior, organizações empresariais e demais empregadores do mercado de trabalho) poderão ter acesso aos resultados, desde que obtenham a necessária autorização dos respectivos candidatos.
Até o final de outubro, a Coordenação Nacional do Enem pretende entregar à presidência do Inep o projeto inicial do Banco de Talentos. O objetivo é criar um ambiente virtual, no qual as empresas possam acessar o desempenho dos candidatos e entrar em contato com eles, a fim de facilitar sua entrada no mercado de trabalho.