Além de avaliar o desempenho dos estudantes no fim da educação básica, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serve como instrumento de acesso a ao ensino superior e técnico, além de permitir que o candidato concorra a benefícios sociais, como bolsas de estudo. Confira algumas das possibilidades abertas por um bom resultado no Enem:
1.ProUni
O Programa Universidade para Todos (Prouni), criado em 2004, oferece bolsas de estudos integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. Para participar, é necessário conquistar média superior a 450 pontos nas provas objetivas, e nota maior do que zero na redação. O estudante não pode possuir diploma de curso superior, precisa ter cursado o ensino médio em escola pública ou ser bolsista integral em instituição privada. Acesse o site do programa: siteprouni.mec.gov.br.
2.Ciência sem Fronteiras
O programa oferece bolsas de financiamento para intercâmbio. O estudante precisa estar matriculado em curso superior correspondente às áreas e temas contemplados pelo programa, além de ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% da grade curricular de seu curso. Para participar ainda é preciso obter nota igual ou superior a 600 pontos no Enem. Também é necessário comprovar proficiência na língua do país para o qual pretende ir. Site: cienciasemfronteiras.gov.br .
3.Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico de Emprego (Pronatec), criado em 2011, garante bolsas de estudo em instituições privadas que oferecem formação técnica. Quem fez o Enem pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), e verificar quais instituições estão cadastradas no programa. Para concorrer, é preciso ter obtido nota superior a zero na redação. Mais informações nos sites pronatec.mec.gov.br e sisfiesportal.mec.gov.br.
4.Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) concede empréstimos a estudantes que realizaram o Enem a partir de 2010, matriculados em curso superior presencial em instituições de ensino privadas inscritas no programa e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). É possível solicitar o financiamento em qualquer período do ano. Se um bolsista parcial do Prouni não tiver condições de pagar os 50% restantes, pode solicitar financiamento pelo Fies. Site: sisfiesportal.mec.gov.br
5. Sisu
Pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), criado em 2010, as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para os estudantes que fizeram o Enem. O candidato precisa ter nota acima de zero na redação, e algumas instituições exigem notas mínimas também nas provas objetivas. A pontuação do candidato em cada prova do Enem pode ter valor diferente, conforme o curso escolhido. Os cursos de Engenharia, por exemplo, costumam atribuir peso maior às notas da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, para selecionar candidatos com mais habilidade nessa área do conhecimento. Saiba mais em sisu.mec.gov.br
7. Vaga em Portugal
A Universidade de Coimbra foi a primeira fora do Brasil a aceitar o Enem como etapa de seleção para estudantes brasileiros. Quem fez o Enem a partir de 2011 e tem certificado de conclusão do Ensino Médio pode se inscrever. As notas do Enem têm peso diferente para cada curso. O período de inscrição para a primeira fase vai de 1º de dezembro a 10 de janeiro de 2015. Informações no site www.uc.pt/brasil; outra instituição portuguesa a oferecer vagas a partir do Enem é a Universidade da Beira Interior (UBI), em Covilhã. Informações no site http://brasil.ubi.pt/
8.Vagas remanescentes
A instituição de ensino pode selecionar candidatos para preencher vagas remanescentes do vestibular com a nota obtida no Enem. A Universidade do Centro-Oeste (UniCentro) e Universidade Estadual de Londrina (UEL) são alguns exemplos. Na UEL, pode participar da seleção o candidato que tenha pontuação igual ou superior a 400 na média aritmética das 5 notas das provas do Enem, incluindo a redação, sem ter tirado nota zero em nenhuma delas.
9.Nota complementar
Na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a nota do Enem pode ser somada ao resultado das provas objetivas do vestibular, desde que o desempenho do estudante tenha sido de, no mínimo, 40% de acerto nas questões objetivas das provas do Enem.
10. Certificado de conclusão do ensino médio
Com a nota do Enem, quem tem mais de 18 anos e não teve a oportunidade de concluir o ensino médio com a idade adequada pode obter certificação neste nível de ensino. Essa opção deve ser assinalada no momento da inscrição. Para isso, não é necessário ter frequentado escola regular ou a Educação de Jovens e Adultos no Brasil para o nível médio.