Já está disponível para todos os participantes do Enem 2016 a Cartilha do Participante na Redação do Enem 2016. O documento foi disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O documento, que tem o objetivo de tornar transparente a metodologia de avaliação da redação, traz todas as competências avaliadas e explica os critérios utilizados nas correções.
A cartilha mostra, também, algumas redações selecionadas que tiveram pontuação máxima (1.000 pontos) nas edições do Enem de 2013, 2014 e 2015, com comentários e explicações baseados nas exigências relacionadas às cinco competências.
São elas: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
As provas acontecem nos dias 5 e 6 de novembro.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast