A consulta dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio 2016 (Enem) está disponível desde às 15 horas desta quarta-feira (19). Nesta edição, as provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro em 1.727 municípios e no Distrito Federal, o que corresponde a cerca de 17 mil estabelecimentos de todo o país, onde o exame será aplicado. No Paraná, cerca de 420 mil alunos estão inscritos.
A consulta pode ser feita pelo site ou pelo aplicativo oficial do Enem. Para acessar o documento, o participante precisará do número do CPF e da senha cadastrada durante a inscrição. Caso tenha esquecido a senha, ela pode ser recuperada pelo procedimento feito no próprio site.
Além do cartão que poderá ser acessado pelo participante, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anínio Teixeira (Inep ) enviará SMS e e-mail alertando sobre a confirmação do local para os mais de 8,6 milhões de inscritos no exame. Assim como ocorreu em 2015, o cartão não será enviado por correspondência, apenas pelos canais digitais. É importante lembrar que o participante não é obrigado a imprimir ou levar o cartão nos dias de prova, apenas um documento de identidade com foto.
O órgão ainda alerta que, em alguns casos, os locais de prova precisarão passar por uma reforma, ou estão “prejudicados por fenômenos naturais” e, portanto, serão substituídos. “Então, se ao acessar o Cartão de Confirmação para visualizar o local de provas, os participantes verificarem que há a mensagem ‘Aguarde a confirmação do seu local de prova. Efetue nova consulta nos próximos dias’, não é preciso se preocuparem. Continuem acompanhando seu Cartão de Confirmação na Pagina do Participante ou no aplicativo Enem 2016 que a atualização será realizada até antes da aplicação do exame”, explica o Inep.
Paraná
Por enquanto, ainda não há relatos de alunos do Paraná que não conseguiram saber qual o local da prova por conta das Ocupações das Escolas no estado. Todos os participantes consultados pela reportagem conseguiram saber na tarde desta quarta-feira (19) em qual instituição será a prova. Os locais também ficam dentro ou próximo da região onde moram.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião