De acordo com o edital do Ministério da Educação (MEC), os portões se abrem ao meio-dia e se fecham às 13 horas. Uma novidade, contudo, é que a aplicação da prova só começa meia hora mais tarde, às 13h30. O prazo a mais foi concedido devido aos locais de prova muito grandes, como nas universidades nas quais os alunos levam vários minutos para chegar à sala depois de passarem pelos portões. No primeiro dia, o estudante terá 4 horas e 30 minutos para responder todas as questões, tempo contado a partir da autorização do aplicador para o início das provas. No segundo dia, por conta da redação, a prova tem duração de 5 horas e 30 minutos.
Enem à toda prova
Veja todo o conteúdo publicado na Gazeta do Povo sobre o Enem
Pausa para o gabarito
Fazer pequenas pausas na resolução das provas do Enem para ir preenchendo partes do gabarito é uma boa dica para quebrar a tensão e descansar ao longo do exame. Essa é uma das sugestões do professor Osvaldo Govone, gerente de Provas e Simulados do Sistema COC de Ensino. “Preencher o gabarito do Enem com as respostas que já apurou ao longo da prova tem duas boas vantagens: a primeira, é poder dar uma pequena pausa na tensão da resolução do exame e a descansar um pouco; e, também, evita que o estudante tenha que correr para transcrever as questões à folha de respostas ao final, diminuindo o risco de perder importantes pontos por falta de tempo para o preenchimento da folha”, diz Govone.
Ciências da Natureza
A partir de 2016, as lâmpadas incandescentes deixarão de ser fabricadas no Brasil, e a indústria já começou a retirada gradual das lâmpadas no mercado, inclusive não fabricando mais as lâmpadas incandescentes de 150W e 100W. A opção por lâmpadas fluorescentes em detrimento do uso das lâmpadas incandescentes tem relação com o fato
a) de a luz branca das lâmpadas fluorescentes produzirem conforto e aconchego, trazendo um ambiente harmonioso e quente.
b) de as lâmpadas fluorescentes produzirem uma luminosidade maior apesar de, em média, terem um tempo de vida útil menor.
c) de as lâmpadas incandescentes converterem 95% da energia elétrica em calor, e apenas 5% serem convertidos em luz.
d) de as lâmpadas incandescentes apresentarem um consumo de energia elétrica igual ao das lâmpadas fluorescentes de igual luminosidade.
e) de as lâmpadas fluorescentes não produzirem efeito joule, enquanto as lâmpadas incandescentes produzirem luz a partir do calor.
Resposta: C
Enem especial
As inscrições do Enem 2015 para pessoas privadas de liberdade começam na quinta-feira (1.°) e vão até o dia 23 de outubro. As provas para esses estudantes serão aplicadas nos dias 1.° e 2 de dezembro nos presídios e nas unidades de internação, no caso dos jovens que cumprem medidas socioeducativas. A inscrição é feita exclusivamente pela internet, das 10h do dia 1.° de outubro até as 23h59 do dia 23 de outubro. Cada instituição deve ter um coordenador pedagógico que será o responsável pelas inscrições. Participam do exame os estudantes que estão em unidades que firmarem termo de compromisso com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Pule as difíceis
Não perder tempo com questões de alta complexidade no início da prova é uma sugestão comum de vários professores de cursos preparatórios. Resolva as mais simples primeiro, assim o estudante não corre o risco de deixar questões fáceis sem resposta por falta de tempo para solucioná-las
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião