De acordo com o edital do Ministério da Educação (MEC), os portões se abrem ao meio-dia e se fecham às 13 horas. Uma novidade, contudo, é que a aplicação da prova só começa meia hora mais tarde, às 13h30. O prazo a mais foi concedido devido aos locais de prova muito grandes, como nas universidades nas quais os alunos levam vários minutos para chegar à sala depois de passarem pelos portões. No primeiro dia, o estudante terá 4 horas e 30 minutos para responder todas as questões, tempo contado a partir da autorização do aplicador para o início das provas. No segundo dia, por conta da redação, a prova tem duração de 5 horas e 30 minutos.
Pausa para o gabarito
Fazer pequenas pausas na resolução das provas do Enem para ir preenchendo partes do gabarito é uma boa dica para quebrar a tensão e descansar ao longo do exame. Essa é uma das sugestões do professor Osvaldo Govone, gerente de Provas e Simulados do Sistema COC de Ensino. “Preencher o gabarito do Enem com as respostas que já apurou ao longo da prova tem duas boas vantagens: a primeira, é poder dar uma pequena pausa na tensão da resolução do exame e a descansar um pouco; e, também, evita que o estudante tenha que correr para transcrever as questões à folha de respostas ao final, diminuindo o risco de perder importantes pontos por falta de tempo para o preenchimento da folha”, diz Govone.
Enem especial
As inscrições do Enem 2015 para pessoas privadas de liberdade começam na quinta-feira (1.°) e vão até o dia 23 de outubro. As provas para esses estudantes serão aplicadas nos dias 1.° e 2 de dezembro nos presídios e nas unidades de internação, no caso dos jovens que cumprem medidas socioeducativas. A inscrição é feita exclusivamente pela internet, das 10h do dia 1.° de outubro até as 23h59 do dia 23 de outubro. Cada instituição deve ter um coordenador pedagógico que será o responsável pelas inscrições. Participam do exame os estudantes que estão em unidades que firmarem termo de compromisso com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Pule as difíceis
Não perder tempo com questões de alta complexidade no início da prova é uma sugestão comum de vários professores de cursos preparatórios. Resolva as mais simples primeiro, assim o estudante não corre o risco de deixar questões fáceis sem resposta por falta de tempo para solucioná-las