Está chegando a hora da prova do Enem para 336.912 paranaenses. Este é o número de inscritos para as provas que acontecem nos próximos dias 24 e 25, neste fim de semana. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, 55% dos candidatos são mulheres e 45%, homens.
Sexta-feira (23) é dia de Simuladão do Enem na Gazeta
Leia a matéria completaDo total de inscritos no estado, 3,3 mil solicitaram atendimento específico. A maioria deles é guardador de sábado (2,6 mil), por motivos religiosos. Estas pessoas devem comparecer ao local de prova no mesmo horário que os demais participantes, ao meio-dia (horário de Brasília). Eles aguardarão em uma sala de provas até à noite, 19 horas, quando iniciarão o exame. O Inep explica que não será possível nenhum tipo de consulta, manifestação ou comunicação desde o ingresso na sala até o fim do exame.
Também há 296 gestantes, 392 lactantes, 34 idosos e 22 travestis inscritos no Enem – estes últimos podem usar o nome social na prova. Outras 2,3 mil pessoas solicitaram atendimento especial por terem algum tipo de deficiência. O Inep atendeu ao pedido de 538 pessoas por salas de fácil acesso; 331 terão auxílio para transcrição; 297 terão auxílio para leitura; 230 terão a prova ampliada; e 138 terão um tradutor e intérprete de libras, dentre outros auxílios.
A maior parte dos inscritos no Enem no Paraná, 54%, tem entre 16 e 20 anos; 29,7% entre 21 e 30 anos; e 13% mais do que 30 anos. Do total, 74% já concluiu o Ensino Médio ou terminará ainda em 2015.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast