O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nos dias 5 e 12 de novembro de 2017, dois domingo consecutivos. Nos anos anteriores, as provas eram realizadas em um fim de semana (sábado e domingo). Esta e outras mudanças foram apresentadas nesta quinta-feira (9) pelo Ministério da Educação (MEC). Todas as alterações são fruto da análise de uma consulta pública realizada nos últimos meses, informou o ministro Mendonça Filho.
Além da troca dos dias da prova, o MEC informou que o Enem não poderá mais ser usado como forma de conseguir o certificado de conclusão do ensino médio. Para este fim, o MEC voltará a utilizar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Outra alteração é que não será mais divulgado o Enem por Escola, para evitar distorções no entendimento dos dados na divulgação feita pelos cursinhos.
Para melhorar a segurança, as provas serão identificadas com o nome e o número de inscrição do aluno. Em 2016, houve vazamento das provas que beneficiaram, pelo menos, dois participante da prova.
A modificação dos dias da semana para as provas do Enem deverá beneficiar principalmente os sabatistas, integrantes de religiões que consideram o sábado um dia de preceito, no qual não se deve trabalhar. Até o ano passado, eles tinham que ficar isolados em uma sala das 13h (horário de início da prova) até o pôr do sol e faziam as provas no sábado à noite.
As provas de 2017
A prova de redação do Enem neste ano será no primeiro domingo, 5 de novembro, com as provas de linguagem, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. No dia 12 de novembro, será a vez das provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias.
O edital com as informações do Enem 2017 será publicado no dia 10 de abril. As inscrições poderão ser feitas de 8 a 19 de maio. O resultado deverá ser divulgado em 19 de janeiro de 2018.