Um mutirão realizado no último sábado (3) apontou que a falta de leitura atenta da proposta da redação é o principal vilão do bom desempenho dos estudantes na produção de textos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Das 14.380 redações corrigidas pelos alunos e professores do Centro Universitário Internacional Uninter, 8% foram zeradas por fuga do tema.
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Outras 1,2 mil provas foram eliminadas antes mesmo da correção por não atenderem aos critérios básicos exigidos pelo exame, como escrever mais do que sete linhas e redigir o texto a caneta, como conta a coordenadora do curso de Letras da Uninter, Paula Reis.
A falta de argumentos para sustentar a proposta de intervenção à problemática levantada na redação, outra exigência do modelo de texto do Enem, é mais um ponto que merece atenção, de acordo com Paula. Segundo a coordenadora, 50% dos textos corrigidos não apresentaram propostas para solucionar o problema, prejudicando o desempenho e, consequentemente, a nota dos estudantes.
Redações
Todos os textos corrigidos pelo mutirão foram produzidos por alunos do ensino médio e técnico de 132 escolas públicas de Curitiba para o 1º Concurso de Redação, promovido pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). A iniciativa integra o projeto “Assembleia no Enem”, numa parceria entre a Alep, o projeto Eureka, a Secretaria de Estado da Educação (SEED) e a Uninter.
No total, mais de 50 mil redações foram inscritas no concurso. Os outros 35 mil textos serão corrigidos em um segundo mutirão, agendado para o próximo dia 17 de setembro.
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