É evidente que conversar durante uma prova não é o comportamento que se espera de quem está prestes a entrar no ensino superior, mas não custa lembrar outras coisas que o edital do Enem 2015 afirma custar a eliminação do participante, como portar equipamento eletrônico na sala de prova, usar anotações e perturbar a ordem. Não se submeter a uma inesperada revista policial também pode causar a exclusão do estudante.
O projeto
Com o projeto Enem a toda prova, a Gazeta do Povo ajuda o estudante a conquistar um bom resultado no exame. Acompanhe as dicas de estudo aqui na coluna e acesse nosso site . Toda semana publicamos textos e videoaulas úteis para quem quer arrasar nas questões.
Turma do boné
O edital também impede a utilização em sala de relógios, calculadoras, agendas eletrônicas ou qualquer tipo de alarme. É possível até deduzir muitos dos itens citados usando apenas o bom senso. Não é permitido, por exemplo, o uso óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares. O candidato que entrar na sala de prova com armas de qualquer espécie - mesmo que detenha autorização para o respectivo porte -, também será eliminado.
Assista à videoaula de redação
Confira com a professora Cleuza Cecato quais são as competências cobradas pelo Enem para uma boa redação
Leia a matéria completaFica a dica
O Redação10 (www.redacao10.com.br) é um portal paranaense que traz orientações para melhorar o desempenho na produção de textos. Criado no fim de agosto por um grupo de professores do curso Positivo, a iniciativa promove aulas sobre atualidades, gramática, estrutura textual e argumentação, além de propor temas semanais de redação e correção individualizada de redações, com pacotes que variam de R$ 40 a R$ 360. O conteúdo do blog é gratuito, com análises de materiais jornalísticos. “É importante que o estudante que se prepara para o Enem tenha repertório para conseguir analisar a demanda da prova e expor seus conhecimentos sobre o tema proposto da melhor forma possível”, afirma Elaine Bueno Silva, pedagoga e uma das idealizadoras do Redação 10.
Datas e oportunidades
Lembre-se! As provas do Enem ocorrem nos dias 24 e 25 de outubro. Os portões serão fechados às 13h e a aplicação das provas começará às 13h30. A nota obtida pelo candidato pode ser usada para o preenchimento de vagas em universidades públicas via Sistema Único de Seleção (SiSU), bolsas de estudo, como o ProUni e o Ciência Sem Fronteiras, financiamento de cursos em instituições privadas, via Fies, e até para conclusão do ensino médio. Serão quatro provas objetivas, contendo, cada uma, 45 questões de múltipla escolha, e uma redação.
Ciências Humanas
TEXTO I: Olhamos o homem alheio às atividades públicas não como alguém que cuida apenas de seus próprios interesses, mas como um inútil; nós, cidadãos atenienses, decidimos as questões públicas por nós mesmos na crença de que não é o debate que é o empecilho à ação, e sim o fato de não se estar esclarecido pelo debate antes de chegar a hora da ação. (TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso. Brasília: UnB, 1987).
TEXTO II: Um cidadão integral pode ser definido por nada mais nada menos que pelo direito de administrar justiça e exercer funções públicas; algumas destas, todavia, são limitadas quanto ao tempo de exercício, de tal modo que não podem de forma ser exercidas duas vezes pela mesma pessoa, ou somente podem sê-lo depois de certos intervalos de tempo prefixados. (ARISTÓTELES. Política. Brasília: UnB, 1985).
Comparando os textos I e II, tanto para Tucídides quanto para Aristóteles a cidadania era definida pelo (a)
A) prestígio social.
B) acúmulo de riqueza.
C) participação política.
D) local de nascimento.
QUESTÃO CORRETA: C
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião