Confira algumas dicas para ir bem na prova do Enem, marcada para 24 e 25 de outubro. A nota obtida pelo candidato pode ser usada para obtenção de vagas em universidades públicas, bolsas de estudo, financiamento de cursos em instituições privadas até para conclusão do ensino médio.
Leia jornal
Cleuza Cecato, professora de redação do Colégio Bom Jesus, sempre reforça aos seus alunos a importância de saber o que o Enem espera de seus participantes, principalmente lendo o edital de 2015 . Lá pelas tantas, o documento cita cinco competências exigidas para o tipo de texto dissertativo-argumentativo cobrado no exame. Ela explica que, de modo geral, o Enem prioriza três grandes eixos: o ambiental, o comportamental e o socioeconômico. “O candidato que está acompanhando o noticiário, atualizado e exercitando o pensamento crítico, pode se dar bem”, diz Cleuza. Portanto, não perca o noticiário de vista!
Exemplos de redação
Ler atentamente o Guia do Participante é outra forma de estar por dentro daquilo os avaliadores valorizam. Inclusive o de anos anteriores. A versão de 2013, por exemplo, disponível no site do Inep, explica em detalhes as cinco matrizes de referência usadas até hoje, e ainda dá exemplos de textos nota 1000 para servirem de modelo.
Eureka
O programa Eureka segue firme na grade da E-Paraná, agora retransmitido a partir da TV Sinal, o canal da Assembleia Legislativa. Os aulões preparatórios para o Enem, coordenados pelo professor e jornalista Marlus Geronasso, do Colégio Estadual do Paraná (CEP), existem há mais de dez anos. A história da iniciativa foi tema de reportagem da Gazeta do Povo, publicada na edição de 3 de setembro. O programa foi o primeiro na televisão brasileira a trazer o conteúdo dos cursinhos preparatórios de forma gratuita ao telespectador. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16 horas.