Confira algumas dicas para ir bem na prova do Enem, marcada para 24 e 25 de outubro. A nota obtida pelo candidato pode ser usada para obtenção de vagas em universidades públicas, bolsas de estudo, financiamento de cursos em instituições privadas até para conclusão do ensino médio.
Leia jornal
Cleuza Cecato, professora de redação do Colégio Bom Jesus, sempre reforça aos seus alunos a importância de saber o que o Enem espera de seus participantes, principalmente lendo o edital de 2015 . Lá pelas tantas, o documento cita cinco competências exigidas para o tipo de texto dissertativo-argumentativo cobrado no exame. Ela explica que, de modo geral, o Enem prioriza três grandes eixos: o ambiental, o comportamental e o socioeconômico. “O candidato que está acompanhando o noticiário, atualizado e exercitando o pensamento crítico, pode se dar bem”, diz Cleuza. Portanto, não perca o noticiário de vista!
Exemplos de redação
Ler atentamente o Guia do Participante é outra forma de estar por dentro daquilo os avaliadores valorizam. Inclusive o de anos anteriores. A versão de 2013, por exemplo, disponível no site do Inep, explica em detalhes as cinco matrizes de referência usadas até hoje, e ainda dá exemplos de textos nota 1000 para servirem de modelo.
Eureka
O programa Eureka segue firme na grade da E-Paraná, agora retransmitido a partir da TV Sinal, o canal da Assembleia Legislativa. Os aulões preparatórios para o Enem, coordenados pelo professor e jornalista Marlus Geronasso, do Colégio Estadual do Paraná (CEP), existem há mais de dez anos. A história da iniciativa foi tema de reportagem da Gazeta do Povo, publicada na edição de 3 de setembro. O programa foi o primeiro na televisão brasileira a trazer o conteúdo dos cursinhos preparatórios de forma gratuita ao telespectador. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16 horas.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Vida obscura / ninguém sentiu o teu espasmo obscuro, / ó ser humilde entre os humildes seres, / embriagado, tonto de prazeres, / o mundo para ti foi negro e duro. / Atravessaste no silêncio escuro / a vida presa a trágicos deveres / e chegaste ao saber de altos saberes / tornando-te mais simples e mais puro. / Ninguém te viu o sentimento inquieto, / magoado, oculto e aterrador, secreto, / que o coração te apunhalou no mundo, / Mas eu que sempre te segui os passos / sei que cruz infernal prendeu-te os braços / e o teu suspiro como foi profundo! (SOUSA, C. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1961).
Com uma obra densa e expressiva no Simbolismo brasileiro, Cruz e Sousa transpôs para seu lirismo uma sensibilidade em conflito coma realidade vivenciada. No soneto, essa percepção traduz-se em
A) sofrimento tácito diante dos limites impostos pela discriminação.
B) tendência latente ao vício como resposta ao isolamento social.
C) extenuação condicionada a uma rotina de tarefas degradantes.
D) frustração amorosa canalizada para as atividades intelectuais.
E) vocação religiosa manifesta na aproximação com a fé cristã.
QUESTÃO CORRETA: A
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast