| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Confira algumas dicas para ir bem na prova do Enem, marcada para 24 e 25 de outubro. A nota obtida pelo candidato pode ser usada para obtenção de vagas em universidades públicas, bolsas de estudo, financiamento de cursos em instituições privadas até para conclusão do ensino médio.

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Cleuza Cecato, professora de redação do Colégio Bom Jesus, sempre reforça aos seus alunos a importância de saber o que o Enem espera de seus participantes, principalmente lendo o edital de 2015 . Lá pelas tantas, o documento cita cinco competências exigidas para o tipo de texto dissertativo-argumentativo cobrado no exame. Ela explica que, de modo geral, o Enem prioriza três grandes eixos: o ambiental, o comportamental e o socioeconômico. “O candidato que está acompanhando o noticiário, atualizado e exercitando o pensamento crítico, pode se dar bem”, diz Cleuza. Portanto, não perca o noticiário de vista!

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Exemplos de redação

Ler atentamente o Guia do Participante é outra forma de estar por dentro daquilo os avaliadores valorizam. Inclusive o de anos anteriores. A versão de 2013, por exemplo, disponível no site do Inep, explica em detalhes as cinco matrizes de referência usadas até hoje, e ainda dá exemplos de textos nota 1000 para servirem de modelo.

Eureka

O programa Eureka segue firme na grade da E-Paraná, agora retransmitido a partir da TV Sinal, o canal da Assembleia Legislativa. Os aulões preparatórios para o Enem, coordenados pelo professor e jornalista Marlus Geronasso, do Colégio Estadual do Paraná (CEP), existem há mais de dez anos. A história da iniciativa foi tema de reportagem da Gazeta do Povo, publicada na edição de 3 de setembro. O programa foi o primeiro na televisão brasileira a trazer o conteúdo dos cursinhos preparatórios de forma gratuita ao telespectador. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 16 horas.

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Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Vida obscura / ninguém sentiu o teu espasmo obscuro, / ó ser humilde entre os humildes seres, / embriagado, tonto de prazeres, / o mundo para ti foi negro e duro. / Atravessaste no silêncio escuro / a vida presa a trágicos deveres / e chegaste ao saber de altos saberes / tornando-te mais simples e mais puro. / Ninguém te viu o sentimento inquieto, / magoado, oculto e aterrador, secreto, / que o coração te apunhalou no mundo, / Mas eu que sempre te segui os passos / sei que cruz infernal prendeu-te os braços / e o teu suspiro como foi profundo! (SOUSA, C. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1961).

Com uma obra densa e expressiva no Simbolismo brasileiro, Cruz e Sousa transpôs para seu lirismo uma sensibilidade em conflito coma realidade vivenciada. No soneto, essa percepção traduz-se em

A) sofrimento tácito diante dos limites impostos pela discriminação.

B) tendência latente ao vício como resposta ao isolamento social.

C) extenuação condicionada a uma rotina de tarefas degradantes.

D) frustração amorosa canalizada para as atividades intelectuais.

E) vocação religiosa manifesta na aproximação com a fé cristã.

QUESTÃO CORRETA: A