• Carregando...
 |
| Foto:

Confira algumas dicas dos professores

- Um dia antes da prova, separe a documentação necessária.

- Verifique se seus dados pessoais estão corretos no cartão de confirmação de inscrição. Ele contém seu número de inscrição, data, hora e local onde serão realizadas as provas; indicação do atendimento especializado e/ou do atendimento específico (se for o caso), opção de língua estrangeira, solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso). Acesse o cartão no site

- Pratique exercícios físicos pelo menos 30 minutos por dia

- Quanto à alimentação, cuidado com alimentos que estão comumente fora do seu cardápio. "O estudante deve continuar a alimentação normal, sem fazer uso de nenhum alimento diferente, pois é uma semana de concentração para a prova", diz o professor Geraldo Cardoso Sobrinho, do colégio Bom Jesus.

- Visite seu local de prova com antecedência, e calcule o tempo do trajeto de casa até o local, para não correr risco de atraso e chegar com tranquilidade.

- Veja provas anteriores no site do Inep.

A menos de uma semana do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 8 e 9 de novembro, o plano de estudos e os hábitos diários precisam de atenção especial dos candidatos. Para a reta final, professores recomendam foco nas disciplinas em que o estudante tem mais dificuldade, hábitos saudáveis e organização no dia da prova.

Vale a pena diminuir o ritmo de estudos e revisar o conteúdo das disciplinas, principalmente a partir de resumos. "É bom observar o que tem mais dificuldade, dentro do que é possível no momento, e não deixar de dormir", explica o professor de Biologia Geraldo Cardoso Sobrinho, do Colégio Bom Jesus.

A pedagoga da Educação Corporativa do Grupo Uninter, Edna Liz Prigol, explica que o estudante precisa fazer um novo planejamento dos estudos. "É importante neste momento fazer exercícios e revisões", diz. Responder a provas anteriores é uma forma eficiente de se familiarizar com o modelo das questões do Enem. Edna indica que, nesta semana, é fundamental pensar nos temas que podem cair na redação, parte do exame em que o aluno pode conseguir uma pontuação mais alta. "O Enem tem um caráter social e democrático. É preciso revisitar os temas deste ano", diz. Entre os assuntos discutidos em 2014, ela cita as eleições, a criação de vagões exclusivos para mulheres nos metrôs, os "rolezinhos" – que levantaram o tema da discriminação social -, e os 50 anos do golpe militar no Brasil. Para relembrar, vale rever notícias de jornais de revistas sobre os principais acontecimentos do ano.

Saber quais temas foram mais frequentes nas provas anteriores do Enem deixa o candidato mais preparado, segundo o professor e diretor de consultoria educacional do Sistema Ari de Sá, Raison Pinheiro, como a Semana de 22, frequente na prova de Literatura, Códigos e suas Tecnologias. "Como restam poucos dias, não adianta tentar dar conta de tudo", explica.

No dia 8 de novembro, serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No dia 9, é a vez da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Língua Estrangeira e Redação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]