Cerca de 8,7 milhões de estudantes inscritos para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) participam neste domingo do segundo dia de provas, em todo o país. Só no Paraná o número de candidatos é de 406.542. Na etapa de hoje, os estudantes têm de produzir uma redação, responder às questões de Matemática e suas Tecnologias e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, área do conhecimento que envolve disciplinas como Português, Inglês, Espanhol, Artes e Tecnologia da Informação.
O tema da redação é "Publicidade infantil em questão no Brasil". A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, através do Twitter.
A escolha pegou os candidatos de surpresa. Matheus Gomes Barigo comenta que seu professor de geografia errou: "Ele disse que o tema seria da novela da Globo". Ainda no 2º ano do Ensino Médio, o candidato comenta que o assunto não era desconhecido por ele, entretanto, não se escuta as pessoas conversando sobre isso com frequência. A estudante Valéria Mombach gostou. "O tema é bom poque é bastante amplo, então você pode ser a favor, contra ou neutro", o que facilita a argumentação, justifica a candidata. Ela já estuda jornalismo em uma faculdade particular, e fez o Enem para entar uma bolsa pelo Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fies).
Ontem foi o dia de aplicação das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Sociologia e Filosofia). Cada uma das provas conta com 45 questões de múltipla escolha.
Neste domingo, por conta da redação, o tempo de prova dado aos estudantes é de cinco horas e trinta minutos, uma hora a mais do que o tempo do primeiro dia. Os portões abriram às 12h e fecharam às 13h, horário do início da aplicação das provas.
Em parceria com colégios da cidade, a Gazeta do Povo faz a correção da prova e a publicação do gabarito extraoficial logo após a liberação do caderno de provas. Ontem, professores do Curso Dom Bosco e do Colégio Bom Jesus resolveram as questões e gravaram vídeos com comentários sobre o primeiro dia do Enem. Neste domingo, por volta das 19h, é a vez dos professores do Colégio Marista Santa Maria e do Colégio Sion fazerem seus considerações.
Temas abordados nas primeiras provas
A prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Enem, aplicada durante o primeiro dia, abordou temas atuais e de direitos humanos. A Comissão Nacional da Verdade, que apura violações de direitos humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988, foi tema de uma questão no exame.
Também apareceram perguntas sobre ditadura militar, fluxo migratório, patrimônio cultural, urbanização, clonagem humana e o sistema político brasileiro. Charges, mapas e obras de arte, frequentemente utilizadas nas provas do Enem, também ganharam espaço nesta edição.
A prova de Ciências da Natureza, que engloba Química, Física e Biologia, priorizou situações cotidianas. Outros temas na prova deste ano foram o movimento dos corpos, poluição térmica, tipos sanguíneos, parasitoides, comportamento dos gases, pêndulo de Newton, circuito de lâmpadas, genética, resíduos químicos e indução eletromagnética.
Veja imagens dos dois dias de exame