Apenas neste sábado (8), primeiro dia de aplicação das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), 65 candidatos foram desclassificados por fazerem uso de seus celulares. De acordo com o Ministério da Educação, todos os aparelhos devem ficar lacrados, em sacolinhas plásticas, na parte inferior das cadeiras durante todo o exame.
A regra proíbe até que os participantes portem o aparelho desligado. Por isso, todos os candidatos vistos com o celular são imediatamente desclassificados, independentemente do uso que fizerem do aparelho.
A pasta garante que também faz um monitoramento das publicações sobre o Enem nas redes sociais. A medida é mais uma forma de identificar possíveis problemas na segurança ou na aplicação da prova.
Apesar dos casos de uso de aparelhos celulares, o MEC informou que "houve tranquilidade" no primeiro dia do exame. O Enem foi aplicado em 1.752 municípios brasileiros e contou com a inscrição de 8,7 milhões de candidatos.
Neste domingo (9), serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática. Os participantes terão cinco horas e 30 minutos para resolver as questões e escrever a redação. Os portões serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas (horário de Brasília). Todos os participantes devem levar um documento de identificação original com foto, cartão de confirmação da inscrição e caneta esferográfica preta.
A nota do Enem pode ser usada para ingresso em universidades federais, além de servir para acesso aos programas, como ProUni, Fies, Pronatec e o Ciência sem Fronteiras.