A Escola Estadual Ângelo Trevisan, do bairro Cascatinha, em Curitiba, é a vencedora paranaense do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar, ano 2004. O título é oferecido a uma instituição de cada um dos 27 estados do país pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Fundação Roberto Marinho.
A seleção das escolas foi feita pelo Comitê Nacional do Prêmio, composto por dois integrantes de cada uma das instituições parceiras. Ao todo, 20 escolas estaduais do Paraná se inscreveram para o prêmio. Além do título, um representante de cada instituição fará um intercâmbio de duas semanas nos Estados Unidos, mais R$ 2 mil e um kit educativo.
Diretora da Escola Ângelo Trevisan há oito anos, a professora Antonia Maria Dezan Lobato acredita que os resultados alcançados pela instituição fizeram a diferença. "A participação dos nossos alunos em testes de bolsas sempre tem o maior destaque, um ótimo desempenho, certamente isso contou muito". Antonia também considera a intensa participação externa como fonte de destaque na avaliação. "Também temos muitas parcerias e os pais estão sempre muito presentes. E é fundamental o reconhecimento do trabalho desde a merendeira até os pais da crianças", diz a diretora.
O prêmio será entregue em Gramado, no Rio Grande do Sul, no dia 24 de novembro, com transmissão pela TV Futura. No dia seguinte, Antonia e vários outros educadores embarcam para Washington, nos Estados Unidos, para participar de um intercâmbio. "A missão tem por objetivo a capacitação das lideranças e aperfeiçoamento em gestão escolar, buscando nas instituições americanas experiências para alocar nas nossas escolas", explica. Segundo a diretora, os professores brasileiros serão divididos em grupos e cada um seguirá para cidades diferentes do interior do país.
A Escola Ângelo Trevisan passou por experiência semelhante no ano passado, quando recebeu um grupo de professores americanos para trocar informações. "Eles ganharam um prêmio como este que ganhamos e eles me surpreenderam, porque os americanos têm os mesmos problemas que a gente, apesar de toda a tecnologia", relata Antonia.
Com 55 anos de história, a Escola Ângelo Trevisan tem hoje 330 crianças matriculadas. A instituição atende alunos de Educação Infantil, Especial e Ensino Fundamental.
Escola Destaque Brasil
Entre os 27 premiados como Referência em Gestão Escolar, seis vão concorrer ao diploma "Escola Destaque Brasil". O Paraná não está entre os concorrentes desta etapa final do prêmio. A disputa está entre escolas do Acre, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo.
A relação completa das escolas vencedoras em cada estado do Brasil podem ser conferidas no site da Consed.