Uma pesquisa realizada na Suécia com aproximadamente 97 mil estudantes do 1º ano ao 3º ano do ensino fundamental mostrou que não houve perdas educacionais em leitura durante a pandemia. O resultado foi obtido a partir da decisão sueca de manter as escolas abertas nesse período. Os alunos avaliados conseguiram a manutenção do patamar de decodificação de palavras e compreensão de leitura.
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E isso ocorreu também entre as crianças mais vulneráveis socioeconomicamente. Apesar de terem sido mais afetadas pela pandemia, elas não registraram perdas educacionais em leitura e o nível delas nesse quesito foi considerado estável.
Mesmo com as escolas abertas, o estudo mostrou também que a incidência de casos graves de Covid-19 foi muito baixa entre as crianças na Suécia tanto na pré-escola quanto no fundamental.
A conclusão do estudo é de que foi acertada a decisão da Suécia de manter as escolas abertas durante a pandemia, pois isso beneficiou os alunos do ensino primário sueco. Os autores afirmam ainda que é possível depreender que a decisão também pode ter mitigado outros efeitos potencialmente negativos do fechamento de escolas, especialmente para alunos mais desfavorecidos.
A pesquisa foi publicada no volume 114, do International Journal of Educational Research, em 2 de junho de 2022. Os autores do estudo foram Anna Eva Hallin - do Departamento de Ciências Clínicas, Intervenção e Tecnologia do Instituto Karolinska; Henrik Danielsson - do Departamento de Ciências Comportamentais e Aprendizagem da Universidade de Linköping; Thomas Nordström - do Departamento de Psicologia da Universidade de Lineu; e Linda Falth, do Departamento de Pedagogia e Aprendizagem da Universidade de Lineu.
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