Ilhas de excelência no Brasil e no Paraná, escolas públicas com desempenho muito acima da média nacional e estadual receberam nesta quinta-feira (24) o prêmio Belmiro Castor de Educação. Foram reconhecidas as melhores instituições paranaenses de ensino fundamental no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2015, dado educacional que mede o conhecimento dos estudantes em matemática e português, além da taxa de aprovação, e que foi divulgado pelo Ministério da Educação em setembro.
Enquanto a nota média nacional do Ideb de 1º. ao 5º. ano do ensino fundamental foi de 5,5, as três primeiras colocadas no Paraná superaram em muito esse valor e também o índice das instituições privadas, de 6,8. As escolas municipais Frederico Engel, de Foz do Iguaçu, e Ariovaldo Moreno, de Maringá, atingiram um Ideb de 8,5. Em terceiro lugar, foi premiada a Escola Municipal Benedicto João Cordeiro, de Foz do Iguaçu, cujo Ideb de 2015 foi de 8,4.
LEIA TAMBÉM: Gazeta do Povo vence Prêmio Sesi ODS 2016 na área de Educação
O Prêmio Belmiro Castor de Educação
Esta é a primeira edição do Prêmio Belmiro Castor de Educação. A iniciativa é do Centro de Educação João Paulo II, instituição criada em 2010 por um grupo de empresários, entre eles o professor Belmiro Valverde Jobim Castro, já falecido, preocupados com a educação brasileira. O espaço oferece no contraturno , por meio de doações, ensino gratuito de qualidade no para 300 crianças e jovens de três a quatorze anos de famílias de baixa renda. O prêmio tem o patrocínio da Editora Positivo.
GALERIA: Veja imagens do evento
Confira a nota das escolas do Brasil no Ideb 2015
O cenário se repetiu também no ensino de 6º. ao 9º. ano do ensino fundamental. As três primeiras colocadas do Paraná superaram a média nacional das escolas, que foi de 4,5, e também a das instituições privadas, cuja média foi de 6,1. O Colégio Estadual Castro Alves, de Quedas do Iguaçu, teve um Ideb de 6,6 e as outras duas instituições, a Escola Municipal Maria Clara Branda, de Curitiba, e o Colégio Estadual Ulysses Guimarães, de Foz do Iguaçu, a nota de 6,3.
“A principal mensagem é que as escolas aqui presentes simbolizam todas as escolas do nosso estado que estão fazendo a diferença, salvando vidas, preparando jovens e crianças para construir um país melhor”, afirmou Luiz Claudio Maia Vieira, diretor financeiro do Centro de Educação João Paulo II, instituição responsável pela iniciativa. A premiação contou com a presença de Elizabeth Bettega Castor, presidente do Centro de Educação João Paulo II; de Flávio Arns, secretário para Assuntos Estratégicos do Estado do Paraná; de Edmundo Rodrigues da Veiga Neto, diretor geral da Secretaria de Educação, além de representantes das escolas homenageadas.
Crescimento
O prêmio reconheceu também instituições que tiveram um crescimento acentuado entre 2013 e 2015 no Ideb. De 1º. ao 5º. ano do ensino fundamental, foram homenageadas as escolas municipais Maria Inês Speer Faria, de Bandeirantes; Arsênio Heiss e Jardim Concórdia, as duas últimas de Toledo. Entre o 6º. e o 9º. ano do ensino fundamental foram premiadas os colégios estaduais Tsuru Oguido, de Londrina; Costa Neto, de Arapoti; além de dois colégios de Curitiba, Tiradentes e Silvestre Kandora.