A rede municipal de ensino de Curitiba terá eleições para sua diretoria no próximo dia 5 de novembro. Os cargos em disputa são os de diretor e vice-diretor de 156 escolas da cidade, com um mandato de três anos. Pais, alunos maiores de 16 anos, professores e funcionários das instituições estão aptos a votar.
A eleição nas escolas municipais, instaurada desde 1983, promete apresentar quadros de chapa única em alguns casos, e disputas acirradas entre três ou mais chapas em outros. A Secretaria Municipal de Educação propôs que os candidatos apresentem um plano de gestão detalhado sobre como pretendem, ao longo de suas gestões, melhorar a qualidade do ensino na unidade em que pretendem administrar. Para a secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet, o seminário realizado com os candidatos em outubro demonstrou que o pleno conhecimento não só das questões burocráticas, mas também de toda a comunidade que vive no entorno da escola é fundamental.
O plano de gestão que cada chapa deve apresentar atende as diretrizes do programa de Qualidade da Educação Municipal e visa levar em conta a realidade da comunidade escolar, o rendimento dos alunos, o envolvimento da escola com a comunidade e as abordagens do trabalho pedagógico com os professores que compõem a equipe.
As novas gestões devem buscar descentralizar os recursos, segundo Fruet. "A aproximação e interação com a comunidade deve ser constante", completa.
Uma comissão eleitoral, formada por um vereador, dois representantes das Associações de Pais, Professores e Funcionários (APPFs), representantes da Secretaria Municipal da Educação e dos sindicatos do Magistério Público Municipal e dos Servidores Públicos Municipais será responsável por todo o processo eleitoral.
O exercício da cidadania é a forma de convocar a população para o pleito. "A máxima participação da comunidade nessas eleições reforça o compromisso do município com um ensino público de qualidade", assegura Fruet.
A votação acontece das 9h00 as 16h00, em todas as escolas municipais de Curitiba. Para votar é necessária a apresentação do documento de identidade. A apuração dos votos e divulgação dos eleitos deverá acontecer logo após o término da eleição.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Deixe sua opinião