Qual a idade mínima para empreender? Cinco anos já é o suficiente, pelo menos para os 1,5 mil alunos que estudam em período integral na rede municipal de ensino em São José dos Pinhais. Desde agosto, crianças do 1.º ao 5.º ano do ensino fundamental participam do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos, em que desenvolvem no contraturno atividades que resultam em "miniempresas".
Pedagoga da Escola Municipal Leonilda Ravaglio Trevisan, Marli Patricia Mikrut conta que as crianças do 2.º ano visitaram um sítio da região para montar a loja "Temperos Saudáveis". Além de interagir com a natureza, eles aprenderam sobre o plantio e a montagem de um negócio com essa temática.
Para tirar os negócios do papel, os pais e a comunidade foram ontem à escola para fazer compras nos empreendimentos, que incluem ainda temáticas de temperos naturais entre os alunos do 1.º ano, brinquedos feitos de materiais recicláveis pelos do 3.º, locação de produtos da turma do 4.º, e um espaço gastronômico ofertado pela turma do 5.º ano.
Feiras do tipo ocorrem durante todo o mês de novembro em São José dos Pinhais, reunindo os alunos das 11 escolas que integram o programa de ensino integral Mais Educação, do governo federal. O Jovens Empreendedores é resultado da parceria do município com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que forneceu treinamento aos docentes, além de material didático para alunos e professores.
A renda obtida com as vendas será revertida em melhorias às próprias unidades escolares. Mas além do lucro, o projeto foca nos valores transmitidos aos pequenos. "Desenvolvemos o empreendedorismo, a cooperação, a ecossustentabilidade, a cidadania e a ética", conta Marli.
A diretora do departamento de Ensino Fundamental do município, Otília Possebon, argumenta que "para a criança é importante pensar no sonho que deseja conquistar" para realizar o trabalho e passar um aprendizado, seja na importância dos ganhos, como dos prejuízos.
Atitude
Nas 51 unidades do Colégio Sesi do Paraná o empreendedorismo não é uma disciplina: é uma postura. Uma atitude que vai desde a metodologia de ensino ao perfil do profissional, como explica a gerente de operações inovadores da escola, Lilian Luitv. A cada bimestre, alunos das três séries do ensino médio se inscrevem em oficinas com uma temática específica, que são facilitadas por 15 professores de disciplinas diferentes.
Durante dois meses, os estudantes trabalham em equipe para responder a uma "pergunta inteligente"; a de panificação, por exemplo, foi encerrada com um plano de negócio para construção de uma panificadora sustentável. Um sistema interno orienta os jovens a percorrer as 12 oficinas de forma a concluir todo o conteúdo obrigatório do ensino médio.