Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Empenho

Escolas reprovadas, alunos de ouro

Alunos de escolas públicas reprovadas em avaliações do Ministério da Educação (MEC) estão entre os ganhadores de medalhas de ouro em olimpíadas de Matemática e Língua Portuguesa. Diferentemente dos colégios onde estudam, eles driblam a pobreza, a baixa escolaridade dos pais e a má formação dos professores.

Em Sítio do Mato (BA), a 800 quilômetros de Salvador, Felipe Vieira Costa, 13 anos, já conquistou três medalhas — uma de bronze e duas de ouro — na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Ele ficou em 33.º lugar, entre 5 milhões de inscritos das séries finais do ensino fundamental, na edição 2012 — os 200 melhores ganham ouro.

O bom desempenho de Felipe contrasta com o da Escola Municipal Professor Avelino Nunes Rodrigues, onde estuda. Ela ocupa a posição 29.204, entre 30.842 estabelecimentos públicos, no mais recente ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador de qualidade do ensino brasileiro. O garoto tem planos de estudar Engenharia em uma universidade estrangeira.

Na paraibana Pombal, a 370 quilômetros de João Pessoa, Patrícia Vieira de Queiroga, 16 anos, foi uma das 20 medalhistas de ouro na última Olimpíada de Língua Portuguesa Es­­crevendo o Futuro — que teve 3,2 milhões de participantes em todo o país. O sonho de Patrícia é ser médica.

Filha de um pedreiro analfabeto que só sabe assinar o próprio nome, Patrícia é aluna da Escola Estadual Monsenhor Vicente Freitas, que aparece na colocação 8.075, entre 10.076 colégios, no ranking de provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2011).

O diretor-adjunto do Ins­tituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Claudio Landim, diz que a baixa qualidade do ensino brasileiro não estimula e é insensível a mentes brilhantes. "É evidente. Isso está acontecendo todo ano. Há muitos alunos brasileiros talentosos que não estão tendo a oportunidade de desenvolver suas aptidões."

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.