Especialistas ouvidos pela reportagem recomendam que o estudante analise alguns fatores antes de tomar a decisão sobre o curso de pós-graduação no qual se matricular. O melhor método de escolha envolve a checagem de informações como a reputação da universidade na área específica, a titulação dos professores, a nota dos cursos em avaliações oficiais, conversas com alunos ou ex-alunos e uma visita ao câmpus para assistir voluntariamente algumas aulas.
O MEC exige que todas as instituições exponham em seus sites a lista com os professores que compõe o corpo docente. Por meio dela, o estudante pode pesquisar sobre a relevância da produção acadêmica e experiência profissional dos professores. "As impressões de alunos e ex-alunos [sobre os professores e o curso] também são fundamentais, e hoje as redes sociais podem ajudar nessa tarefa", recomenda Renato Casagrande.
Para o consultor, fatores que costumam ser determinantes na escolha de uma graduação, como a localização da instituição e o preço do curso, acabam tendo menos peso na escolha da pós-graduação. "Costuma-se dizer que uma boa pós-graduação lava um currículo. O último curso é sempre o primeiro que aparece", diz. Por essas razões, Casagrande defende que o valor pode até estar um pouco acima do planejado, mas muitas vezes o retorno acaba compensando.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião