A primeira edição do Papo Universitário de 2013 será no dia 10 de abril, quarta-feira, às 19h30, no Teatro Paiol. O tema de discussão desta vez é "Balada segura" e o evento contará com a presença de personalidades ligadas ao ramo de bares, casas noturnas, bandas e de órgãos fiscalizadores. A participação no evento é gratuita, mas as vagas são limitadas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site do Vida na Universidade.
No evento, serão discutidos os aspectos de conforto e fiscalização nas casas noturnas, a relação dos baladeiros com os profissionais de segurança e o consumo de álcool nos estabelecimentos. Estudantes poderão dar a sua opinião e fazer perguntas aos convidados.
Os participantes desta rodada são:
> Celso Ferreira, blogueiro criador do www.seduzinapadaria.com, DJ no James bar, promoter e baladeiro;
> Fabrício Maggi Schmidt, empresário e diretor comercial do Grupo Wood's;
> Luciana Worms, professora de cursinho, radialista da Rádio Educativa do Paraná e autora do livro Brasil Século XX, Ao Pé da Letra da Canção Popular;
> Olavo Vianei Nunes, major da Polícia Militar e coordenador da Aifu, ação integrada que fiscaliza os bares e casas de noturnas de Curitiba.
Edições anteriores
As últimas edições do Papo Universitário envolveram milhares de jovens na discussão de temas polêmicos. No último evento em 2012, os jovens debateram os problemas da cidade com os que eram na época candidatos ao segundo turno nas eleições para a prefeitura de Curitiba, Gustavo Fruet e Ratinho Jr. No mesmo ano, outros eventos trouxeram outros temas como os choques entre as gerações X, Y e Z; a produção musical no Paraná e a atuação do jovem no espaço público.
Em 2011, estudantes debateram a violência e o uso consciente das mídias sociais. Em 2010, na edição sobre as drogas, assuntos difíceis, como a punição de usuários, foram debatidos de forma franca e aberta. Outro assunto abordado neste ano foi a eleição. Com o tema "Voto Consciente", campanha do grupo GRPCom em 2010, os jovens foram estimulados a dar sua opinião sobre formas eficientes de pleito.
Em 2009, o trânsito foi o foco principal do bate-papo. Na discussão "Respeito ou Morte", os universitários falaram das campanhas de conscientização às discussões sobre uma possível "indústria de multas" na cidade.
Também naquele ano, a política foi abordada, com discussões sobre o papel dos políticos e como cobrá-los. Ainda, a Copa do Mundo do Brasil que acontecerá em 2014 esteve em debate. Na pauta, uma conversa sobre viabilidade, benefícios e desvantagens do evento em solo brasileiro, em especial em Curitiba.