Problemas com transporte, obras da Copa do Mundo, eventos culturais e transparência na gestão foram os principais temas debatidos na noite desta quarta-feira (10) do Papo Universitário Eleições 2012, que reuniu os dois candidatos à prefeitura de Curitiba, Ratinho Junior (PSC) e Gustavo Fruet (PDT).
Com a mediação do colunista Luigi Poniwass e participação dos jornalistas Rogério Galindo, do Blog Caixa Zero, e Cristiano Castilho, editor do Gaz+, Fruet e Ratinho Junior responderam perguntas enviadas pelos internautas, pelo público presente no evento e pelos jornalistas da Gazeta do Povo. O evento não teve embate direto entre os dois concorrentes.
Tanto Fruet quanto Ratinho Junior destacaram a necessidade de repensar o planejamento urbano da cidade como forma de desafogar o trânsito. O candidato do PSC defende a criação de um Veículo Leve sobre Pneus (VLP) como forma mais barata e ecológica para complementar o transporte coletivo, enquanto Fruet pretende desconcentrar a cidade e construir ciclofaixas para o incentivo ao uso da bicicleta, além aumentar o número de ônibus e ampliar terminais.
Outras obras de infraestrutura em especial a da Arena da Baixada também entraram em debate. Ratinho disse ser contra o recebimento de dinheiro público pela iniciativa privada e Fruet defendeu a necessidade de uma discussão sobre o assunto para que o processo seja feito com transparência.
Jovem na política e eventos culturais
"O jovem pode estar desinteressado da política institucional, mas está ligado nos movimentos sociais", disse Fruet, que defendeu a participação incisiva de grupos organizados na gestão, além de incentivo a eventos culturais.
Questionado sobre realização de eventos na cidade, Ratinho afirmou ter planos de construção de uma "arena multiuso, que sirva para realização de eventos esportivos, culturais e de negócios".
Transparência na gestão
Os candidatos a prefeito foram questionados pelo público também sobre orçamento participativo e transparência. Ratinho defendeu que a prefeitura tenha uma parcela do orçamento reservada a demandas feitas diretamente pela população e Fruet afirmou ser possível governar com transparência nas contas públicas e participação ativa dos cidadãos.
Vida e Cidadania | 2:53
Os candidatos a prefeito responderam perguntas sobre mobilidade, Copa do Mundo e transparência e comentaram a participação no Papo Universitário
Papo Universitário com próximo prefeito
Veja como foi a participação dos internautas no bate-papo.