| Foto: walter alves/gazeta do povo

Frases

"As pessoas deveriam cobrar dos proprietários de bares e outros tipos de comércio no entorno das praças que ajudem na conservação do ambiente. Não deixem só para o poder público."

Arlindo Ventura, o "Magrão", proprietário d’O Torto Bar e idealizador da Quadra Cultural

"O número de carros cresce em progressão geométrica na cidade. As pessoas não querem simplesmente um carro. Trocam com frequência porque querem um maior, melhor e mais novo.

Fabiana Skrobot, responsável técnica pelo projeto Cidades 2030, da Fiep.

"Curitiba precisaria de pelo menos 200 ou 300 quilômetros a mais de ciclovias para ser modelo em uso de bicicleta."

Alexandre Costa Nascimento, jornalista da Gazeta do Povo, blogueiro e cicloativista.

CARREGANDO :)
Vista geral do evento
O Magrão, d'O Torto Bar, com o colunista Luigi Poniwass
O Magrão, Luigi, Fabiana e Alexandre
Alexandre Nascimento, da Gazeta do Povo
Arlindo Ventura, o Magrão, proprietário d'O Torto Bar
CARREGANDO :)

Ciclofaixas que garantam ao ciclista se mover pela cidade com segurança, praças e outros ambientes públicos conservados para serem usados como lugar de convivência e mais espaços para estimular novos talentos. Essas foram algumas das ideias discutidas na última edição do Papo Universitário, no dia 4 de setembro, em Curitiba.

Em relação às bicicletas, participantes do evento e os três especialistas convidados concordaram sobre a necessidade de existir uma estrutura adequada para usá-las como meio de transporte em Curitiba. O uso da bike foi apontado como uma oportunidade para viver melhor a cidade, além de aumentar a convivência entre as pessoas.

Publicidade

O convívio também permeou a discussão sobre os espaços públicos. O desejo comum é de lugares mais limpos e organizados, que estimulem pessoas a saírem de ambientes fechados. Foi sugerido que as pessoas cobrem de governantes e de donos de estabelecimentos comerciais que ajudem na conservação da área em que estão instalados.

A discussão sobre como Curitiba pode atrair pessoas que queiram inovar – seja na arte ou em outras áreas – encerrou o Papo. Uma das ideias compartilhadas foi a necessidade de criar mais locais em que pessoas possam expor seus talentos. Porém, também foi lembrado que, nesse sentido, as pessoas devem ter atitude e agir individualmente, sem esperar uma ação do poder público.

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#appId=254792324559375&xfbml=1"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
Publicidade

Vida e Cidadania | 3:10

Confira os melhores momentos da mais recente edição do Papo Universitário. O uso da bicicleta como meio de transporte seguro, as praças como local de convivência e o espaço que Curitiba dá aos novos talentos foram os principais assuntos debatidos no evento.

Veja imagens do evento!