A Universidade Federal do Paraná (UFPR) completou 99 anos com festa na noite de ontem. Professores, funcionários, estudantes e ex-integrantes da comunidade acadêmica se reuniram em uma tenda montada na Praça Santos Andrade, em frente do Prédio Histórico da instituição, em Curitiba. Na cerimônia, o reitor Zaki Akel Sobrinho falou sobre a história da UFPR e os planos de expansão. A comemoração contou ainda com homenagens a alguns professores, alunos e funcionários. No encerramento houve apresentação do Coral da UFPR e a inauguração, com fogos de artifício, de um relógio digital que marcará a contagem regressiva para o centenário da universidade.
"Comemorar esses 99 anos de história significa reconhecer uma instituição que tem importante papel no desenvolvimento do Paraná, com a formação de profissionais, pesquisas e trabalhos de extensão com a comunidade. Em 2012 pretendemos dar sequência a esse projeto", disse o reitor.
Professores, alunos e funcionários receberam reconhecimento pelo trabalho e por pesquisas feitas dentro da instituição. Entre os homenageados estavam os estudantes do último ano de Arquitetura e Urbanismo Humberto Carta e Hermínio Pagnocelli, que neste ano ficaram em segundo lugar num concurso do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), com uma proposta inovadora de terminal de transporte intermodal para a cidade. "Nos inspiramos em arquitetos curitibanos da década de 1970, mas utilizamos o aço de maneira inédita. É bom ver que a UFPR também reconhece esse trabalho", comemora Pagnocelli.
O professor César Martins, do Centro de Estudos do Mar da UFPR, também foi homenageado, pela premiação na categoria "Juventude" do Prêmio Bunge 2011, em função de estudos na área de oceanografia. "Receber a homenagem hoje é ainda mais gratificante, pois incentiva que estudantes invistam em pesquisas sobre os oceanos", afirmou Martins.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião