A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é um marco na história de vida dos paranaenses e essa relação ganha força com um projeto preparado para a comemoração do centenário da instituição. Quinze pastas de fotos que se encontravam no arquivo da Reitoria foram resgatadas e digitalizadas e agora estão disponíveis para consulta pública. Mas, mais do que uma exposição virtual de fotos, o projeto dá um passo além e usa a interatividade com os internautas para ter fatos históricos revelados.
"Não adiantava tirar as fotos das pastas, guardar as imagens digitalizadas e deixá-las perdidas em algum canto. Por isso, permitimos que as pessoas contextualizem o que cada imagem e evento retratado representam para a universidade", diz Luciano Silva, professor do Grupo Imago de Pesquisa do departamento de Informática da UFPR.
As imagens retratam várias décadas a partir dos anos 1930 e podem ser acessadas no www.imago.ufpr.br/ufpr100anos. Pessoas, lugares, eventos e objetos (como quadros e obras de arte) podem ser marcados nas fotos. As marcações são feitas com um duplo clique no que se deseja identificar e avaliadas pela equipe responsável pelo projeto.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas