A Universidade Federal do Paraná (UFPR) abriu edital para os alunos interessados em participar do Programa de Mobilidade Acadêmica nacional e internacional para o primeiro semestre de 2013. As inscrições seguem até o dia 28 de maio e as modalidades oferecidas são curta de seis meses ou um ano , e Duplo Diploma (até dois anos) para alguns cursos.
Para participar do Programa, o aluno da UFPR deve ter o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 0,6 exceto os estudantes do Setor Litoral que passam por um projeto pedagógico diferenciado ; não possuir disciplinas em atraso; ter, após o período de mobilidade, pelo menos um semestre a cursar na UFPR; possuir conta de e-mail da universidade ativa e; ter proficiência no idioma do país da instituição de destino pretendida atestada por prova realizada pelo Centro de Línguas da UFPR (Celin) ou por outro teste de proficiência caso o aluno já o possua, observada a relação de certificados válidos.
O processo seletivo será dividido em cinco etapas que compreendem inscrições, análise de currículo, teste de idioma, entrega de plano de estudos, entrevista, entre outros. As três primeiras etapas são de caráter eliminatório e a quinta também é classificatória. A quarta fase, que compreende a entrega da documentação comprobatória do currículo do estudante, não elimina nem classifica o aluno. O resultado do processo seletivo será divulgado no site da instituição no dia 30 de junho.
A UFPR também oferece bolsas de auxílio às despesas com duração de seis meses (não prorrogáveis) aos alunos com IRA igual ou superior a 0,7 e que tenham reprovado, no máximo, em uma disciplina (já cumprida no momento da inscrição). A seleção dos estudantes observará ainda dois critérios: mérito acadêmico maior nota final na classificação e condições socioeconômicas do candidato.
Mais informações no http://www.internacional.ufpr.br/.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia